Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8979
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Francisco Ângelo-
dc.contributor.authorFigueirêdo, Kristianne Lina-
dc.contributor.authorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
dc.date.accessioned2017-10-19T11:54:36Z-
dc.date.available2017-10-19T11:54:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOUTINHO, F. A.; FIGUEIRÊDO, K. L.; SILVA, F. A. R. Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 380-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935>. Acesso em: 25 ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-873X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979-
dc.description.abstractEste é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAção políticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRealidades colateraispt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleProposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935-
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PropostaConfiguraçãoEnsino.pdf671,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.