Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8979
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Francisco Ângelo | - |
dc.contributor.author | Figueirêdo, Kristianne Lina | - |
dc.contributor.author | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-19T11:54:36Z | - |
dc.date.available | 2017-10-19T11:54:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, F. A.; FIGUEIRÊDO, K. L.; SILVA, F. A. R. Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 380-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935>. Acesso em: 25 ago. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-873X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979 | - |
dc.description.abstract | Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Ação política | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Realidades colaterais | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935 | - |
Aparece nas coleções: | DEBIO - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PropostaConfiguraçãoEnsino.pdf | 671,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.