Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8468
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorTravain, Silmar Antoniopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.authorFreitas, Frederico Ferreira-
dc.date.accessioned2017-08-08T16:02:33Z-
dc.date.available2017-08-08T16:02:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFREITAS, Frederico Ferreira. Utilização das tecnologias da informação (TI's) para o ensino de física moderna no ensino médio. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8468-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o uso das tecnologias de informação (TI’s) como uma ferramenta de auxílio pedagógico vêm sendo muito discutido. Entre elas destaca-se o uso de softwares que são muito explorados, pois permitem o estudo de simulações que na prática seriam difíceis e, até impossíveis de serem realizadas em laboratórios tradicionais. A utilização desses softwares pode facilitar a compreensão de alguns fenômenos físicos, tornando possível a visualização de gráficos e animações num mesmo ambiente. Com essa melhor visualização, e juntamente com o interesse do aluno pelo uso dos softwares, o processo de ensino-aprendizagem pode ser mais produtivo. Esses softwares tem propiciado uma melhor introdução de conteúdos de Física Moderna no ensino médio. A física moderna é um campo de conhecimento essencial para a compreensão de fenômenos ligados ao cotidiano, seja de origem natural ou tecnológica, como sensores noturnos, portões eletrônicos, sistemas de iluminação, dispositivos eletrônicos, entre outros, o que fazem deste tema um assunto de destaque. Assim, para uma melhor compreensão dessas tecnologias, faz-se necessário intensificar discussões sobre tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas de nível básico. Um tema que apresenta várias aplicações no dia-a-dia é o Efeito Fotoelétrico, um assunto que consta na matriz curricular do ensino médio. Estamos sendo monitorados diariamente por sensores, seja para locomoção (no interior dos motores automotivos), para segurança (alarmes) para iluminação pública (células fotoelétricas), entre outros. Considerando as tecnologias aplicadas e sua inserção em ensino de ciências, este trabalho visa, por meio de uma oficina, apresentar uma proposta de atividades que permitam estudar o efeito fotoelétrico com o uso de um software da plataforma PhET, da Universidade do Colorado. O desafio dessa proposta é estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento, inspirado na abordagem dialógica de Paulo Freire. O trabalho constitui em oficinas instrumentais aos professores do ensino médio sobre tópicos de Física Moderna, em especial o tema efeito fotoelétrico, com o auxílio de um software da plataforma PhET. Como produto final deste trabalho, pretende-se obter uma sequência didática que possa ser utilizada no Ensino de Física Moderna.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUtilização das tecnologias da informação (TI's) para o ensino de física moderna no ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 19/07/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.refereeTravain, Silmar Antoniopt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.refereeFranco, Carlos Joelpt_BR
dc.contributor.refereeAssis, Alicept_BR
dc.description.abstractenIn recent years, the use of information technology (IT) as a pedagogical aid tool has been much discussed. Among them is the use of softwares that are very exploited because they allow the study of simulations that in practice would be difficult and even impossible to be performed in traditional laboratories. The use of these softwares can facilitate the understanding of some physical phenomena, making possible the visualization of graphs and animations in the same environment. With this better visualization, and together with the student's interest in the use of software, the teaching-learning process can be more productive. These softwares have provided a better introduction of Modern Physics contents in high school. Modern physics is a field of essential knowledge for the understanding of phenomena linked to everyday life, whether of natural or technological origin, such as night sensors, electronic gates, lighting systems, electronic devices, among others, making this subject a subject of Featured. Thus, for a better understanding of these technologies, it is necessary to intensify discussions on topics of Modern Physics in the curriculum of elementary schools. A subject that presents several applications in the day-to-day is the Photoelectric Effect, a subject that appears in the curricular matrix of high school. We are being monitored daily by sensors, whether for locomotion (inside automotive engines), for safety (alarms) for public lighting (photoelectric cells), among others. Considering the applied technologies and their insertion in science teaching, this work aims, through a workshop, to present a proposal of activities that allow to study the photoelectric effect with the use of a software of the PhET platform, of the University of Colorado. The challenge of this proposal is to stimulate students' participation in the construction of knowledge, inspired by Paulo Freire's dialogical approach. The work constitutes in instrumental workshops to teachers of high school on topics of Modern Physics, in particular the theme photoelectric effect, with the aid of software of the platform PhET. As a final product of this work, we intend to obtain a didactic sequence that can be used in the Teaching of Modern Physics.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoTecnologiasInformação.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_UtilizaçãoTecnologiasInformação.pdf322,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons