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Título: Os posseiros de Cotaxé e o Movimento Udelinista : conflitos de representação.
Autor(es): Pena, Victor Augusto Lage
Orientador(es): Queler, Jefferson José
Palavras-chave: Messianismo
Estrutura agrária
Cotaxé
Movimento Udelinista
Posseiros
Data do documento: 2016
Membros da banca: Zangelmi, Arnaldo José
Oliveira, Ueber José de
Referência: PENA, Victor Augusto Lage. Os posseiros de Cotaxé e o Movimento Udelinista : conflitos de representação. 2016. 105f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Esta dissertação consiste em uma análise das representações construídas sobre o Movimento Udelinista, organização dos posseiros da vila de Cotaxé, região contestada entre Espírito Santo e Minas Gerais, a fim de garantir a sua permanência naquele território. O evento ocorreu entre as décadas de 1940 e 1950, enquanto grileiros chegavam com documentações das terras para retirar os que ali habitavam, os posseiros resistiam e lutavam para garantir seu acesso à terra. A Polícia Militar do Espírito Santo apoiou os grileiros, fazendo um grande ataque repressivo e violento contra os udelinistas. Depois do ocorrido são criadas representações que alegam que o movimento era messiânico e objetivava criar um novo estado na região, o Estado União de Jeovah. Essa imagem construída influenciou a historiografia, livros de literatura, livros didáticos, além de matérias jornalísticas contemporâneas. Foram pesquisados documentos oficiais de governo, jornais da época, um documentário, além da memória oral dos moradores da vila, para compreender o processo de construção dessas interpretações, além de buscar empirias que a confirmassem. Na ausência de provas que confirmassem a interpretação dominante, e ao encontrar novas fontes históricas, propõe-se aqui uma revisão historiográfica em que nega o messianismo, coloca em cheque a criação do novo estado, além de traçar uma rota de fuga feita pelo líder dos posseiros, Udelino Alves de Matos. _______________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT : This master’s thesis consists of an analysis of the constructed representations of the Udelinist Movement, organization of posseiros from the Cotaxé village, a region disputed between two states, Espírito Santo and Minas Gerais, to ensure their stay in that territory. The event occurred between the 1940s and 1950s, while large farmers arrived with land documents to remove those who lived there, the posseiros resisted and fought to secure their access to the land. The Military Police of Espírito Santo State had given support to large farmers, creating a large repressive and violent attack against Udelinists. After the fact, representations were created alleging that the movement was messianic and aimed to create a new state in the region, the Estado União de Jeovah (Jeovah’s Union State). This image constructed influenced historiography, literature books, textbooks, and contemporary newspaper articles. Official government documents were studied, along with newspapers from that time, a documentary, besides in addition to the oral memory of the villagers to understand the process of the construction of these interpretations, and seeks proof that confirms this. In the absence of evidence to confirm the dominant interpretation, and to find new historical sources, it is proposed here a historiographical review denying the messianism, putting into question the creation of the new state and in addition to outlining an escape route by the leader of posseiros, Udelino Alves de Matos.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6602
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/07/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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