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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4897
Título: | O discurso médico e a prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral : a importância de se retomar o diálogo entre saúde e educação para a constituição de novas práticas. |
Autor(es): | Franco, Marco Antônio Melo |
Palavras-chave: | Prática pedagógica Paralisia cerebral Saúde Educação |
Data do documento: | 2012 |
Referência: | FRANCO, M. A. M. O discurso médico e a prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral: a importância de se retomar o diálogo entre saúde e educação para a constituição de novas práticas. Paideia, Belo Horizonte, v. IX, p. 157-178, 2013. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1677/1056>. Acesso em: 25 mar. 2015. |
Resumo: | Neste texto, procura-se fazer uma abordagem das concepções e práticas de professores no ensino de crianças com paralisia cerebral. Considera-se que tais práticas são fortemente subjetivadas por discursos médicos que circulam na sociedade, seja por meio de laudos, seja pela mídia. Além disso, trazem-se questionamentos sobre o distanciamento que se tem atualmente entre os campos da pedagogia, saúde e neurobiologia. Acredita-se que para a inclusão da criança com deficiência e para a elaboração de práticas pedagógicas que possam responder às demandas atuais de inclusão, torna-se necessário rever a formação do educador e retomar o diálogo com áreas da saúde e da neurobiologia. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4897 |
ISSN: | 1676-9627 |
Licença: | A Revista Paideia autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em: 01 set. 2014. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
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