Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17359
Título: Quando os avós administram os deveres escolares : práticas educativas de avós cuidadores dos netos.
Título(s) alternativo(s): When grandparents manage school duties : educational practices of grandparents who take care of grandchildren.
Autor(es): Rosa, Denise Costa
Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Relações intergeracionais
Relação família-escola
Data do documento: 2022
Referência: ROSA, D. C.; CARVALHO, T. K. P. de; COUTRIM, R. M. da E. Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 173-191, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1546>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.
Resumo em outra língua: Today, grandparents have played an important role in the family, especially concerning the care of grandchildren. In order to reveal a little bit of this universe, this article aims to discuss the role of grandparents who take care of grandchildren in the children’s schooling process. The investigation occurred in the city of Viçosa (Minas Gerais – Brazil), and we choose the qualitative methodological approach. The empirical research was based on conducting reflective interviews with four grandparents from popular backgrounds, who, due to many different circumstances, became the main ones responsible for their grandchildren. The results showed that the relationship between grandparents and grandchildren is permeated by affection, care, and complicity; however, there are also concerns, tiredness, tensions, and disappointments, especially concerning their children, who, in many cases, moved away from children from an early age. We concluded that the interviewed grandmothers maintain a close relationship with their grandchildren’s schools and, for educative practices in their schooling process, they count on friends and family solidarity.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17359
DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546
ISSN: 1414-5138
Licença: O periódico Série-Estudos permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY. Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2531>. Acesso em: 27 jun. 2023.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QuandoavósAdministram.pdf347,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.