Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17273
Título: Entre o fazer e o pensar sobre o fazer : os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico.
Autor(es): Brasileiro, Ada Magaly Matias
Pimenta, Viviane Raposo
Palavras-chave: Métier docente
Atividades de linguagem
Invisibilidade do trabalho
Extensão universitária
Data do documento: 2022
Referência: BRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. Entre o fazer e o pensar sobre o fazer: os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico. Interfaces, v. 13, n. 2, 2022. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Neste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento desse profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária, realizado no período da pandemia do Covid-19. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.
Resumo em outra língua: This study aimed at discussing the role of language in teaching work and how it impacts professional recognition through reflections on the teaching discourse genres and its discursive functions. The analysed corpus was constructed through a narrative research (FLICK, 2009) carried out with 20 state public school teachers in Minas Gerais who participated in a university extension project. For data analysis, we conceive language as an interactive and sociocultural activity (BAKHTIN, 2003), educational issues were considered from an ethical-political view (FREIRE, 1987; 2001) and those related to work, from the perspective of the Activity Clinic (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). The research reveals not only lives threatened by the virus, scarcity, invisibility and the absence of the State, but also a pedagogical practice that migrated to other media, causing the emergence of new genres to be appropriated by the teachers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17273
Link para o artigo: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2179-0027.20220024
ISSN: 2179-0027
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EntreFazerPensar.pdf
  Restricted Access
800,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.