Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17273
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
dc.contributor.authorPimenta, Viviane Raposo-
dc.date.accessioned2023-08-18T21:04:54Z-
dc.date.available2023-08-18T21:04:54Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationBRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. Entre o fazer e o pensar sobre o fazer: os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico. Interfaces, v. 13, n. 2, 2022. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0027-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17273-
dc.description.abstractNeste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento desse profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária, realizado no período da pandemia do Covid-19. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectMétier docentept_BR
dc.subjectAtividades de linguagempt_BR
dc.subjectInvisibilidade do trabalhopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleEntre o fazer e o pensar sobre o fazer : os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThis study aimed at discussing the role of language in teaching work and how it impacts professional recognition through reflections on the teaching discourse genres and its discursive functions. The analysed corpus was constructed through a narrative research (FLICK, 2009) carried out with 20 state public school teachers in Minas Gerais who participated in a university extension project. For data analysis, we conceive language as an interactive and sociocultural activity (BAKHTIN, 2003), educational issues were considered from an ethical-political view (FREIRE, 1987; 2001) and those related to work, from the perspective of the Activity Clinic (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). The research reveals not only lives threatened by the virus, scarcity, invisibility and the absence of the State, but also a pedagogical practice that migrated to other media, causing the emergence of new genres to be appropriated by the teachers.pt_BR
dc.identifier.uri2https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5935/2179-0027.20220024pt_BR
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EntreFazerPensar.pdf
  Restricted Access
800,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.