Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963
Título : Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
Otros títulos : Curriculum development in Mathematics from integrative projects : a study with teachers in initial training.
Autor : Januario, Gilberto
Palabras clave : Currículos de matemática
Integração curricular
Projeto integrador
Conhecimento profissional docente
Fecha de publicación : 2022
Citación : JANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, n. 19, p. 44-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumen : Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.
metadata.dc.description.abstracten: Leading undergraduates to study curriculum themes and experience practices that break with the disciplinary and linear logic of the process of educating mathematically motivated the creation of an opportunity to place them in the process of authoring their learning. In this article, we analyze 39 integrative projects conceived from the survey of aspects of reality and social problems of the local reality where students and school are inserted, for which the undergraduates of a class of the Pedagogy course acted as authors. This is a documental analysis study, conducted with the aim of problematizing the curriculum development in Mathematics from integrative projects as a practice in the initial teacher education. The activity of preparing these projects led the undergraduates to consider that the construction of knowledge involved in issues and problems of global or local reality implies study, reorganization and deconstruction of the teacher's image as the sole holder of knowledge. It also indicated the need to invest in specific knowledge of Mathematics and teaching methodologies.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044
ISSN : 2357-724X
metadata.dc.rights.license: O periódico BoEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/701>. Acesso em: 20 maio 2022.
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DesenvolvimentoCurricularMatemática.pdf410,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.