Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15812
Title: Controle fuzzy para aumento de eficiência do peneiramento no processamento mineral.
Authors: Fonseca, Alexandre Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Euzebio, Thiago Antonio Melo
Keywords: Beneficiamento de minério - peneiramento
Beneficiamento de minério - britagem
Lógica difusa
Confiabilidade - engenharia - redução de variabilidade
Issue Date: 2022
metadata.dc.contributor.referee: Euzebio, Thiago Antonio Melo
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Barros, Péricles Rezende
Citation: FONSECA, Alexandre Gomes. Controle fuzzy para aumento de eficiência do peneiramento no processamento mineral. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Abstract: O peneiramento e um processo que classifica partículas por tamanho. A industria de mineração faz uso desse processo por meio de peneiras vibratórias, principalmente em circuitos de britagem. O objetivo e separar um fluxo de material em duas frações: material mais grosso (retido) e material mais fino (passante). A fração de material grosso alimenta os britadores para ser cominuído (reduzido o tamanho de partícula). Quando o peneiramento é ineficiente, finos são carregados junto com as partículas grossas, o que sobrecarrega a etapa de britagem, causando perdas de produtividade e ate mesmo danos em equipamentos. Na literatura, é comum encontrar trabalhos de controle para aumento de eficiência de britadores, mas pouco há sobre sistemas de controle para aumento de eficiência em peneiras. Nessa dissertação e apresentada uma solução por controle fuzzy aplicada em um processo de peneiramento formado por dez linhas paralelas, em uma usina de beneficiamento de minério de ferro da Vale, em Canaã dos Carajás, PA. Os resultados indicam aumento de eficiência de peneiramento através de uma redução de 7,66% da carga circulante e um aumento de 2,37% na produtividade.
metadata.dc.description.abstracten: Screening is a process that classifies particles by size. The mining industry uses this process by employing vibrating screens, mainly in crushing circuits. The objective is to separate a material stream into two fractions: coarse material (retained) and thin material (through). The coarse material fraction is fed to crushers to be comminuted (reduced particle size). When screening is inefficient, fine particles are carried along with the coarse particles, which overloads the crushing stage, causing productivity losses and even equipment damage. In the literature, it is common to find control works to increase the efficiency of crushers, but there is little about control systems to increase the efficiency of screens. This work presents a fuzzy control solution applied in a screening process formed by ten parallel lines, in a Vale iron ore beneficiation plant, in Canaã dos Carajás, PA. The results indicate an increase in screening efficiency through a 7.66% reduction in circulating load and a 2.37% increase in productivity.
Description: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15812
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Appears in Collections:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ControleFuzzyAumento.pdf6,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons