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Título: Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas : revisitando Goffman.
Título(s) alternativo(s): Using socio-interactional methodology to investigate Language teachers : Goffman revisited.
Autor(es): Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
Palavras-chave: Trabalho de campo
Interação face-a-face
Etnografia da escola
Línguas - ensino
Sessão de grupo
Data do documento: 2005
Referência: RODRIGUES JÚNIOR, A. S. Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas : revisitando Goffman. Revista Linguagem e Ensino, v. 8, n. 1, p. 123-148, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/viewFile/199/166>. Acesso em: 28 set. 2012.
Resumo: Desde os anos cinqüenta, as perquirições sociológicas têm presenciado o desenvolvimento da Análise Interacional e sua importância para a Antropologia, Psicologia Social, Psiquiatria, Análise do Discurso e para a própria Sociologia. Centrado nos aspectos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Goffman, este ensaio apresenta a influência das teorias Goffmanianas sobre a Sociolingüística, uma vez que seus métodos são aplicados com base em vários tópicos que Goffman desenvolveu durante sua carreira acadêmica. Sobretudo, as ferramentas metodológicas da Sociolingüística, mais precisamente a sessão de grupo e a observação participante, são consideradas, neste ensaio, instrumentos confiáveis para a análise de fala espontânea em interações face-a-face com professores de línguas. Dado que a sessão de grupo e a observação participante são métodos úteis para investigar como a linguagem é usada na criação de significados dentro de contextos educacionais, este ensaio tenta sugerir algumas técnicas de pesquisa que investiguem como professores de línguas compreendem suas práticas docentes. Portanto, a primeira parte deste ensaio faz uma revisão sucinta dos principais trabalhos de Goffman, seguido de sua trajetória teórica, sua contribuição para a pesquisa em educação, algumas aplicações ao método da etnografia da escola e comentários finais.
Resumo em outra língua: Since the 1950s, sociological inquiry has witnessed the growth of Interactional Analysis and its importance to Anthropology, Social Psychology, Psychiatry, Discourse Analysis and Sociology itself. Centered around Goffman’s theoretical and methodological thematic issues, this essay briefly presents Goffman’s influence on Sociolinguistic research, given that the latter’s several tried-and-tested methods are built upon most of the topics Goffman developed throughout his academic career. Essentially, Sociolinguistic methodological tools, more precisely group sessions and participant observation, are considered here reliable instruments to analyze spontaneous talk during face-to-face interaction with Language teachers or informants. Since group sessions and participant observation are useful methods to investigate how language is used as a meaning-making mechanism within educational settings, this essay aims at suggesting some techniques to research how Language may 124 teachers or informants have a good grasp of their educational practices. Therefore, the first part of this essay is a succinct review of Goffman’s commonest studies, followed by his theoretical evolving, his contributions toEducational research, some applications to school ethnography, and final commentaries.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1468
ISSN: 14151928
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Linguagem & Ensino estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Linguagem & Ensino <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle>. Acesso em: 11 mar. 2019.
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