Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13993
Título : | Relato de experiência : universidades das crianças em Minas Gerais. |
Otros títulos : | Experience story : children's universities in Minas Gerais. |
Autor : | Gontijo, Helena Lemos Amorim, Juliane dos Santos Schetino, Luana Pereira Leite Costa, Raquel Alves Cruz, Luciana Hoffert Castro Reis, Débora d'Avila |
Palabras clave : | Ciência Comunicação Divulgação científica Science Dissemination |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | GONTIJO, H. L. et al. Relato de experiência: universidades das crianças em Minas Gerais. Revista Acervo Educacional, v. 1, p. 1-5, 2019. Disponível em: <https://acervomais.com.br/index.php/educacional/article/view/1629>. Acesso em: 10 jun. 2021. |
Resumen : | Universidade das Crianças é um termo que tem sido utilizado para designar projetos que se assemelham tanto nas suas práticas e nos seus objetivos, como também na concepção que se tem sobre criança. O objetivo deste texto foi relatar a experiência dos autores nas Universidades das Crianças de Minas Gerais e levantar alguns questionamentos e reflexões, esperando assim contribuir para o campo da educação e divulgação científica com crianças. As análises realizadas apontam para relevância da adoção de uma escuta atenta por parte dos educadores e da articulação de diferentes áreas do conhecimento para se dar conta das complexidades que se descortinam nas oficinas com as crianças. |
metadata.dc.description.abstracten: | Children's University is a term that has been used to designate projects that resemble their practices, goals, and view of children, that distances itself from a deficient human being, unable to create and produce culture and knowledge. The objective of this essay was initially to present the Universities of Children that currently exist in Brazil, specifically in the state of Minas Gerais. From the analysis of videos, drawings and annotations in observations participating in the actions developed by the project of the Federal University of Minas Gerais, we raised some reflections, hoping to contribute to the field of education and scientific dissemination with children. The analyzes indicate the importance of the adoption of careful listening by educators and the articulation of different areas of knowledge to realize the complexities that are revealed in workshops with children. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13993 |
metadata.dc.identifier.uri2: | https://acervomais.com.br/index.php/educacional/article/view/1629 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.25248/rae.e1629.2019 |
ISSN : | 2596-0288 |
Aparece en las colecciones: | DECBI - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_RelatoExperiênciaUniversidades.pdf Restricted Access | 104,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.