Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13993
Título: Relato de experiência : universidades das crianças em Minas Gerais.
Título(s) alternativo(s): Experience story : children's universities in Minas Gerais.
Autor(es): Gontijo, Helena Lemos
Amorim, Juliane dos Santos
Schetino, Luana Pereira Leite
Costa, Raquel Alves
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Reis, Débora d'Avila
Palavras-chave: Ciência
Comunicação
Divulgação científica
Science
Dissemination
Data do documento: 2019
Referência: GONTIJO, H. L. et al. Relato de experiência: universidades das crianças em Minas Gerais. Revista Acervo Educacional, v. 1, p. 1-5, 2019. Disponível em: <https://acervomais.com.br/index.php/educacional/article/view/1629>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Universidade das Crianças é um termo que tem sido utilizado para designar projetos que se assemelham tanto nas suas práticas e nos seus objetivos, como também na concepção que se tem sobre criança. O objetivo deste texto foi relatar a experiência dos autores nas Universidades das Crianças de Minas Gerais e levantar alguns questionamentos e reflexões, esperando assim contribuir para o campo da educação e divulgação científica com crianças. As análises realizadas apontam para relevância da adoção de uma escuta atenta por parte dos educadores e da articulação de diferentes áreas do conhecimento para se dar conta das complexidades que se descortinam nas oficinas com as crianças.
Resumo em outra língua: Children's University is a term that has been used to designate projects that resemble their practices, goals, and view of children, that distances itself from a deficient human being, unable to create and produce culture and knowledge. The objective of this essay was initially to present the Universities of Children that currently exist in Brazil, specifically in the state of Minas Gerais. From the analysis of videos, drawings and annotations in observations participating in the actions developed by the project of the Federal University of Minas Gerais, we raised some reflections, hoping to contribute to the field of education and scientific dissemination with children. The analyzes indicate the importance of the adoption of careful listening by educators and the articulation of different areas of knowledge to realize the complexities that are revealed in workshops with children.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13993
Link para o artigo: https://acervomais.com.br/index.php/educacional/article/view/1629
DOI: https://doi.org/10.25248/rae.e1629.2019
ISSN: 2596-0288
Aparece nas coleções:DECBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelatoExperiênciaUniversidades.pdf
  Restricted Access
104,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.