Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13810
Título: Os animais nos desenhos das crianças : um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância.
Título(s) alternativo(s): Animals in children's drawings : a panorama on researches that investigate the representation of animals in childhood.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade
Palavras-chave: Revisão bibliográfica
Ensino de ciências
Desenho infantil
Animais
Data do documento: 2020
Referência: ALMIDA, S. A. de.; RODRIGUES, G. B. A. Os animais nos desenhos das crianças: um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância. Revista Reamec, v. 8, n. 2, p. 102, maio./ago. 2020. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9615>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama da produção de artigos, dissertações e teses cujo instrumento metodológico se fundamenta nos desenhos das crianças sobre animais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na área de ensino de ciências nos últimos 12 anos. Os critérios para a seleção dos estudos foram: pesquisas envolvendo sujeitos de 3 a 11 anos de idade; pesquisas cujo instrumento metodológico fosse o desenho; pesquisas na área de ciências com o objetivo de investigar a representação de animais pelas crianças. Em seguida, foram identificados os recursos metodológicos, os espaços de produção das pesquisas e como são analisadas as representações das crianças nos desenhos. Por fim, considera-se que os autores se restringiram à observação de aspectos morfológicos dos animais e não aos aspectos cognitivos e psicológicos do desenho infantil. O conceito de representação é entendido como uma relação de semelhança entre os aspectos morfológicos dos animais e a imagem que as crianças apresentam deles nos desenhos.
Resumo em outra língua: This research aims to present an overview of the production of articles, dissertations and theses whose methodological instrument is based on children's drawings about animals. To this end, a bibliographic review was carried out in the area of science education in the last 12 years. The criteria for selecting the studies were: research involving subjects from 3 to 11 years old; research whose methodological instrument was drawing; research in the area of science with the aim of investigating the representation of animals by children. Then, the methodological resources, the research production spaces and how the children's representations in the drawings are analyzed were identified. Finally, it is considered that the authors were restricted to the observation of morphological aspects of animals and not to the cognitive and psychological aspects of children's drawing. The concept of representation is understood as a relationship of similarity between the morphological aspects of animals and the image that children present of them in the drawings.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13810
DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9615
ISSN: 2318-6674
Licença: Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistibuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnimaisDesenhosCrianças.pdf557,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.