Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13395
Title: Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública : estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP.
Other Titles: Gender and sexualities in the context of the public university : a case study of Project of Lives - UFOP.
Authors: Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
Diniz, Margareth
Maia, Marta Regina
Issue Date: 2021
Citation: MENDONÇA, F. V. K. M.; DINIZ, M.; MAIA, M. R. Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, n. e021027, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659104>. Acesso em: 24 maio 2021.
Abstract: Considerando a universidade como um espaço de interação social e reconhecimento das diferenças, esse trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre o alcance de um projeto extensionista denominado “Vidas: gênero, diversidade e sexualidades”, desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2018. Com uma perspectiva teórica baseada nos estudos pós estruturalistas, na performatividade de gênero (Butler, 2002, 2012) e na Teoria Queer, utilizamos o procedimento metodológico de estudo de caso, que analisa como a existência de projetos (e ações) dessa natureza na universidade pode contribuir para a redução da violência e o reconhecimento da existência da diferença de gênero e de sexualidade no interior da instituição e na região dos Inconfidentes. Os resultados da análise indicam que projetos desse tipo, de caráter multidisciplinar e crítico, assim como políticas institucionais adotadas por universidades, como é o caso da UFOP, contribuem para processos de inclusão e diversidade tão necessários na atualidade.
metadata.dc.description.abstracten: Considering the university as a space for social interaction and recognition of differences, this work aims to present and reflect on the scope of an extension project called “Lives: gender, diversity and sexualities”, developed at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) since 2018. With a theoretical perspective based on post-structuralist studies, gender performativity (Butler, 2002, 2012) and Queer Theory, we use the methodological case study procedure, which analyzes how the existence of projects (and actions) of this nature at the university can contribute to the reduction of violence and the recognition of the existence of gender and sexuality differences within the institution and in the region of the Inconfidentes. The results of the analysis indicate that projects of this type, of a multidisciplinary and critical nature, as well as institutional policies adopted by universities, such as UFOP, contribute to inclusion and diversity processes that are so necessary today.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13395
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659104
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.rights.license: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Appears in Collections:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_GêneroSexualidadesContexto.pdf400,34 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_GenderSexualitiesContext.pdf369,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.