Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12718
Título : Atendimento educacional especializado : o que pensam professores sobre sua atuação e formação.
Otros títulos : Specialized educational assistance : what teachers think about their action and training.
Autor : Franco, Marco Antônio Melo
Ribeiro, Cristiane Dias
Almeida, Fabiana Nascimento de
Palabras clave : Inclusão em educação
Formação docente
Fecha de publicación : 2019
Citación : FRANCO, M. A. M.; RIBEIRO, C. D.; ALMEIDA, F. N. Atendimento educacional especializado: o que pensam professores sobre sua atuação e formação. Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 57, p. 315-331, jun. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/38697>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumen : O desafio colocado para a atuação do professor no atendimento educacional especializado (AEE) nos levou a investigar o que pensam professores de AEE acerca da formação docente, particularmente, a formação para atuar no AEE. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com professores de salas multifuncionais (AEE) de escolas públicas do município de Ouro Preto. O Estudo evidencia que embora existam politicas nacionais para a inclusão em educação, nem sempre os municípios desenvolvem essas políticas a contento. Revela que o investimento público na formação do professor tem sido mínimo obrigando o sujeito professor a buscar a sua formação de forma individual e solitária. Podemos dizer que, com muito esforço, esse professor se faz profissional, nesse campo, tecendo remendos na sua formação.
metadata.dc.description.abstracten: The teacher's performance in specialized educational assistance has been a great challenge. This challenge led us to investigate what teachers think about the teacher's training to act in this assistance. Starting from the great challenge that has been the teacher's performance in the specialized educational assistance, the present study sought to investigate what teachers think about the teacher training to act in this assistance. A case study was developed with teachers who work in specialized classrooms in public schools in the city of Ouro Preto. The study shows that although there are national policies for inclusion in education, municipalities do not always develop these policies satisfactorily. It reveals that public investment in teacher training has been minimal and this forces the teacher to seek their training individually and solitary. It is possible to say that, with much effort, this teacher becomes professional, with a fragmented professional development.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12718
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.12957/teias.2019.38697
ISSN : 1982-0305
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Teias permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2083>. Acesso em: 01 set. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf549,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.