Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12685
Title: | Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior. |
Other Titles: | The assessment of learning : a perspective derived from the conception of higher education students. |
Authors: | Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis Nunes, Célia Maria Fernandes |
Keywords: | Concepção de avaliação Prática de ensino |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | BARBOZA, M. G. A. F.; NUNES, C. M. F. Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 149-167, set./dez. 2019. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4231>. Acesso em: 01 set. 2020. |
Abstract: | Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo. |
metadata.dc.description.abstracten: | This case study is developed from an exploratory, qualitative, and quantitative research, which used an online questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, as a data collection tool. Some 511 students – from degree, bachelor, and technological courses – took part in this research; they were third-to-eighth-semester students from a private, confessional institution between the years 2017 and 2018. Some advances regarding the conception of assessment were identified based on data collection, systematization and analysis, namely: the attempt to break with the traditional approach towards a formative/procedural approach; the defense of an assessment made in a partnership between teacher/student and student/student; the suggestion of other assessment devices beyond traditional written tests. The results indicate a need to understand the practices of teacher and students as well as its educational meanings, so to avoid annihilating the autonomy of students and teachers as subjects of this process. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12685 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462 |
ISSN: | 2176-6673 |
metadata.dc.rights.license: | O periódico Em Aberto permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/783>. Acesso em: 01 set. 2020. |
Appears in Collections: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliaçãoAprendizagemOlhar.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.