Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12643
Título : Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
Otros títulos : Critical teacher education : on socially responsible language teaching.
Autor : Mattos, Andréa Machado de Almeida
Jucá, Leina Cláudia Viana
Jorge, Míriam Lúcia dos Santos
Palabras clave : Justiça social
Fecha de publicación : 2019
Citación : MATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L. C. V.; JORGE, M. L. S. Formação crítica de professores: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 15, p. 64-91, maio 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/38666>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumen : Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados de pesquisas e propostas de atuação de integrantes do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, filiado ao Projeto Nacional de Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Primeiramente faremos uma rápida retrospectiva da área de formação de professores e discutiremos questões voltadas para o ensino crítico de línguas, já que este tem sido o foco das pesquisas realizadas pelo núcleo. Depois, serão discutidos trabalhos realizados por membros do núcleo envolvendo a formação inicial de professores, a formação continuada e o ensino de línguas dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, buscando desenvolver um senso de responsabilidade em relação a questões críticas em nossa sociedade atual. Nos três casos, as pesquisas e propostas foram sempre realizadas dentro da perspectiva crítica para o ensino de línguas, perspectiva essa adotada pelo Projeto Nacional. Por fim, concluímos o texto argumentando que os programas de formação de professores precisam criar espaços para os professores repensarem suas práticas e desenvolverem novas atitudes e perspectivas que lhes permitam atuar criticamente pela construção de sociedades menos injustas e menos desiguais.
metadata.dc.description.abstracten: In this paper, we aim to present research results and proposals for practice put forward by members of the Partner Nucleus of Belo Horizonte and Region, affiliated to the National Project for Teacher Development in the Theories of New Literacies and Multiliteracies, coordinated by Prof. Walkyria Monte Mór and Prof. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. First, we will do a quick retrospective of the area of teacher education and discuss issues related to critical language teaching, since these have been the focus of the research carried out by the nucleus. Then we will discuss research and practices carried out by core members involving pre-service teacher education, inservice teacher education and language teaching from the perspective of education for ethnic-racial relations, seeking to develop a sense of responsibility for critical issues in our society. In all three cases, research and proposals were always carried out within the critical perspective for language teaching, a perspective adopted by the National Project. Finally, we conclude the text by arguing that teacher development programs need to create spaces for teachers to rethink their practices and develop new attitudes and perspectives that enable them to act critically by building less unjust and less unequal societies.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12643
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666
ISSN : 2317-2215
metadata.dc.rights.license: O periódico Pensares em Revista permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/930>. Acesso em: 21 ago. 2020.
Aparece en las colecciones: DELET - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormaçãoCríticaProfessores.pdf290,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.