Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12476
Título: Do poder simbólico do patrimônio cultural à carência de uma política de hospitalidade museal : um estudo do Museu da Inconfidência.
Autor(es): Brusadin, Leandro Benedini
Palavras-chave: Hóspedes-intérpretes
Data do documento: 2019
Referência: BRUSADIN, L. B. Do poder simbólico do patrimônio cultural à carência de uma política de hospitalidade museal: um estudo do Museu da Inconfidência. Revista Ibero-americana de Turismo, v. 9, n. Especial, p. 6-20, mar. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7087>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: A tentativa de refletir as ações e projetos para o acolhimento do público no Museu da Inconfidência, situado em Ouro Preto (MG), perpassa a sua estrutura administrativa e científica inseridas na lógica desse patrimônio instituído politicamente pelos modernistas para invenção de dadas tradições nacionais. O artigo objetiva apresentar e discutir os desdobramentos das atividades do Museu da Inconfidência de forma interdisciplinar, em uma análise contemporânea fluída com o passado que o concebeu como patrimônio cultural brasileiro. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental coletada nos arquivos administrativos da Instituição e em um referencial teórico condizente com os pressupostos interdisciplinares do presente trabalho. Identificaram-se ações controversas neste Museu quanto à comunicação do acervo para a difusão do patrimônio com o público. Conclui-se que, neste caso, os desafios situam-se na inclusão legítima da comunidade de Ouro Preto e na fruição produtiva dos turistas enquanto hóspedes-interpretes. Esta tarefa poderia ser concretizada por meio de uma política de hospitalidade museal vinculada às práticas e representações do patrimônio cultural em sentido histórico e social.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12476
DOI: https://doi.org/10.2436/20.8070.01.113
ISSN: 2236-2040
Licença: O periódico Revista Iberoamericana de Turismo permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2620>. Acesso em: 27 abr. 2020.
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoderSimbólicoPatrimônio.pdf336,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.