Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10884
Título: Percurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade.
Autor(es): Cunha, Felipe Eduardo Lopes da
Orientador(es): Pereira, Elvina Maria Caetano
Palavras-chave: Percepção espacial
Criação - literária, artística etc.
Teatro - produção e direção
Data do documento: 2018
Membros da banca: Pereira, Elvina Maria Caetano
Paulino, Rogério Lopes da Silva
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Referência: CUNHA, Felipe Eduardo Lopes da. Percurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A pesquisa consiste na investigação do percurso – prática pautada na ideia de caminhar pela cidade, que tem se tornado recorrente na cena contemporânea – como procedimento de criação artística no teatro. Com a finalidade de compreender o conceito de percurso e de contribuir para a pesquisa na área das artes cênicas, empreendemos uma breve revisão de experiências dadaístas, surrealistas e situacionistas calcadas em práticas espaciais realizadas no ambiente urbano, em particular da prática de deriva. Partindo das noções de percurso e de deriva, a pesquisa de caráter teórico-prático discute, então, os possíveis atravessamentos da relação com a cidade na cena expandida. Para isso, buscou-se identificar e sistematizar tal procedimento na experiência realizada em Itabirito (MG) pelo Grupo Teatral Dona Maria do Fulô e nos processos criativos dos espetáculos Intermitentes ou vai e vem, do Grupo Teatro&Cidade e PassAarão, do Grupo Espanca!, de modo a permitir, metodologicamente, uma análise mais detalhada oferecida pelo estudo de caso. Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o percurso como um movimento de prática estética e política que se apresenta na relação da arte com a cidade.
Resumo em outra língua: The aim of this research consists in the investigation of “wandering” as performance – a practice based on the idea of walking through the city according to certain guidelines. In order to understand the concept of wandering and to contribute to the research in the performance and theatre studies, we briefly review Dadaist, surrealistic and situationalist experiences based on spatial practices in the urban environment, in particular the practice of drifting. After that, from contemporary notions of route and drift, this theoretical-practical research discusses the intersections between the city and the conception of an enlarged scene. Therefore, our final objective was to identify and systematize this procedure in an experience conducted in Itabirito (MG/Brasil) by “Teatral Dona Maria do Fulô” group and in the creative processes of the shows "Intermitentes ou vai e viene" of Teatro & Grupo Cidade and "PassAarão Espanca”! At last, a more detailed analysis is methodologically presented by the case study. In other words, this work intended a reflection on wandering in the city as a aesthetical and political movement that presents itself in the relationship between art and the city.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10884
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PercursoPráticaTeatral.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons