Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10291
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Wilson José de-
dc.contributor.authorLopes, Roberto Precci-
dc.contributor.authorOliveira Filho, Delly-
dc.contributor.authorMonteiro, Paulo Marcos de Barros-
dc.contributor.authorOliveira, Rubens Alves de-
dc.date.accessioned2018-09-28T18:36:56Z-
dc.date.available2018-09-28T18:36:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn22375864-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10291-
dc.description.abstractA partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectFormação em engenhariapt_BR
dc.titleAprendizagem por problemas no ensino de engenharia.pt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning in engineering teaching.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.pt_BR
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ApredizagemProblemaEnsino.pdf573,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.