Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10291
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Wilson José de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Roberto Precci | - |
dc.contributor.author | Oliveira Filho, Delly | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Paulo Marcos de Barros | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rubens Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T18:36:56Z | - |
dc.date.available | 2018-09-28T18:36:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 22375864 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10291 | - |
dc.description.abstract | A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação em engenharia | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. | pt_BR |
dc.title.alternative | Problem-based learning in engineering teaching. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEGEP - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ApredizagemProblemaEnsino.pdf | 573,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.