Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10291
Título : | Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. |
Otros títulos : | Problem-based learning in engineering teaching. |
Autor : | Araújo, Wilson José de Lopes, Roberto Precci Oliveira Filho, Delly Monteiro, Paulo Marcos de Barros Oliveira, Rubens Alves de |
Palabras clave : | Didática Método de ensino Formação em engenharia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018. |
Resumen : | A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10291 |
ISSN : | 22375864 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018. |
Aparece en las colecciones: | DEGEP - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ApredizagemProblemaEnsino.pdf | 573,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.