Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10234
Título: Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
Autor(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
Palavras-chave: Formação de pedagogos
Formation of pedagogues
Data do documento: 2018
Referência: ARAÚJO, R. M. B.; NUNES, C. M. F.; LUCINDO, N. I. Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258, maio./ago. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
Resumo em outra língua: The study presents a research cut that aimed to investigate the professional function that the graduates of the Pedagogy course, formed after Resolution CNE / CP nº 1/2006, are exercising. This text evaluates the training offered in the course of Pedagogy of UFOP from the perspective of its graduates. The research of qualitative approach made use of documentary analysis, bibliographical research and field research that used an online questionnaire in 145 graduates graduated between 2012 and 2015. Based on the responses of 70 graduates we identified that this group constitutes, for the most part, by women, natural of the region where the IES is inserted, of white and brown color, single. In general, they evaluate well the course in the questions pedagogical project, curricular matrix, physical structure, pointing out how great the teaching staff. Participants acknowledged that training in research and extension activities was significant for entry into the labor market.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10234
ISSN: 19828632
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista online @mbienteeducação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista online @mbienteeducação <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEEDU - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoEgressosCursos.pdf470,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.