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Título: Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola : trajetórias formativas e profissionais de pedagogas(os) que atuam em espaços de educação não escolar no estado de Minas Gerais.
Autor(es): Lucindo, Nilzilene Imaculada
Orientador(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Educação - estudo e ensino
Ensino superior - pesquisa
Pedagogos
Prática profissional
Data do documento: 2023
Membros da banca: Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Jorge, Liliane dos Santos
Silvestre, Magali Aparecida
Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Referência: LUCINDO, Nilzilene Imaculada. Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola : trajetórias formativas e profissionais de pedagogas(os) que atuam em espaços de educação não escolar no estado de Minas Gerais. 2023. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: A atuação da(o) pedagoga(o) em espaços de educação não escolar (ENE) vem se constituindo um campo de investigação em crescimento na área da educação. Esta constatação pode estar relacionada com as atuais demandas de formação requeridas pela sociedade contemporânea e com a Resolução CNE/CP no 01/2006 que estabeleceu as diretrizes para o curso de Pedagogia e ressaltou a necessidade de o curso propiciar o conhecimento sobre os espaços não escolares. A pesquisa que ora se apresenta buscou investigar como se constituiu a trajetória formativa e profissional de pedagogas(os) que se inserem em espaços de ENE, especificamente, em espaços de tratamento e promoção de saúde (hospitais, centros e demais unidades ligadas à área de saúde), espaços de promoção da cultura (museus e demais equipamentos culturais) e espaços de privação de liberdade (presídios, penitenciárias, centros socioeducativos etc.), no Estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos, a investigação se propôs a caracterizar o perfil profissional das(os) pedagogas(os) que atuam em espaços de ENE no cenário mineiro; compreender como se deu a formação no curso de Pedagogia a partir da percepção dos sujeitos; identificar como ocorreu a inserção profissional das(os) pedagogas(os) nos espaços de ENE; explicitar os fatores que interferem na atuação profissional das(os) pedagogas(os) nos espaços de ENE. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que adotou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para tratar os dados coletados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Os dados produzidos sinalizaram que, na percepção das pedagogas e do pedagogo entrevistados, as instituições de ensino superior onde elas e ele concluíram a graduação ofertaram o curso de Pedagogia voltado para a educação escolar, independente da época em que esse foi realizado. Os achados atestaram que a formação para os espaços de ENE tem se demonstrado insuficiente ou não tem sido contemplada nos cursos de Pedagogia, pois, privilegia-se a formação para a docência e o âmbito escolar. A razão mais indicada pelas pedagogas e pelo pedagogo para ingressarem nos espaços de ENE é o interesse em atuar fora do espaço escolar. Os fatores que interferem na atuação profissional das pedagogas e do pedagogo se referem à articulação entre a área de educação e a área finalística da instituição, à mobilização do conhecimento pedagógico e ao trabalho coletivo. As pedagogas e o pedagogo realizam atividades intrinsecamente relacionadas com a educação do público-alvo vinculado aos espaços investigados nesta pesquisa, sendo a organização do trabalho pedagógico uma ação comum a todos os profissionais. A partir dos dados evidenciados e com base no interesse que as pedagogas e o pedagogo manifestaram pelos espaços de ENE, afirma-se que a formação para esses espaços é uma necessidade formativa. Defende-se que a formação da(o) pedagoga(o) para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia e que se deve conhecer com maior profundidade as peculiaridades da atuação para cada um desses espaços com vistas a alcançar uma formação mais consistente.
Resumo em outra língua: The role of the pedagogue in non-school education spaces has become a growing field of investigation in the area of education. This finding may be related to the current training demands required by contemporary society and with Resolution CNE/CP no 01/2006, which established the guidelines for the Pedagogy course and highlighted the need for the course to provide knowledge about non-school spaces. The research presented here sought to investigate how the training and professional trajectory of pedagogues who work in non-school education spaces, specifically, in treatment and health promotion spaces (hospitals, centers and other units linked to the area of health), spaces for the promotion of culture (museums and other cultural facilities) and spaces for deprivation of liberty (prisons, penitentiaries, socio-educational centers), in the State of Minas Gerais. As specific objectives, the investigation proposed to characterize the professional profile of the pedagogues who work in non-school education spaces in the Minas Gerais scenario; understand how the training in the Pedagogy course took place based on the subjects’ perception; identify how the professional insertion of pedagogues in non-school education spaces occurred; explain the factors that interfere with the professional performance of pedagogues in non-school education spaces. This is a qualitative study that adopted bibliographic, documentary and field research as technical procedures. The questionnaire and semi-structured interview were used as data collection instruments. To treat the collected data, the content analysis technique was used. The data produced indicated that, in the perception of the pedagogues and the pedagogue interviewed, the higher education institutions where they and he completed their graduation offered the Pedagogy course aimed at school education, regardless of the time in which it was carried out. The findings attested that training for non-school education spaces has been shown to be insufficient or has not been included in Pedagogy courses, as training for teaching and the school environment is prioritized. The most common reason given by pedagogues and pedagogues for joining non-school education spaces is the interest in working outside the school space. The factors that interfere in the professional performance of pedagogues and pedagogues refer to the articulation between the area of education and the final area of the institution, the mobilization of pedagogical knowledge and collective work. Pedagogues and pedagogues carry out activities intrinsically related to the education of the target audience linked to the spaces investigated in this research, with the organization of pedagogical work being a common action for all professionals. Based on the data evidenced and based on the interest that the pedagogues and the pedagogue expressed in non-school education spaces, it is stated that training for these spaces is a training necessity. It is argued that the training of pedagogues for non-school education spaces must be systematically included in the Pedagogy course and that the peculiarities of performance in each of these spaces must be known in greater depth with a view to achieving more consistent training.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17926
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Doutorado (Tese)

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