Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17893
Título: A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial.
Autor(es): Amorim, Silvio Luiz Gomes de
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Ferreira, Neuber Silva
Palavras-chave: Educação matemática
Realidade aumentada
Software GeoGebra
Aprendizagem móvel
Geometria espacial
Data do documento: 2023
Membros da banca: Reis, Frederico da Silva
Ferreira, Neuber Silva
Guerreiro, António Manuel da Conceição
Martins, Eder Marinho
Referência: AMORIM, Silvio Luiz Gomes de. A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral discutir possíveis contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada (RA) com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia foi qualitativa em seus pressupostos e métodos, a partir da realização de uma pesquisa teórico-bibliográfica acerca das principais produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial, à Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, especialmente, aquelas que abordavam a utilização integrada da RA com o software GeoGebra. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos matriculados no 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no 1o semestre de 2023, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra 3D, relacionadas a conteúdos de Geometria Espacial que abordaram o estudo de sólidos geométricos, tais como: cubos, paralelepípedos, pirâmides, cilindros, cones e esferas. A descrição e análise das atividades exploratórias revelou que foi possível trabalhar algumas possibilidades que as ferramentas dispõem para a visualização, compreensão e interatividade entre o ambiente virtual e o real, por meio das projeções das figuras construídas e visualizadas em tela, utilizando de forma integrada a RA com o GeoGebra 3D, baixados e instalados nos dispositivos móveis dos alunos. As conclusões de nossa pesquisa apontam que as principais contribuições de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar, por parte dos alunos participantes, para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática. Por fim, trazemos em destaque que a utilização de ferramentas tecnológicas para a abordagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio despertou o interesse e fomentou uma nova dinâmica de trabalho para os alunos, explorando as possibilidades oferecidas e que podem ser utilizadas no ambiente escolar e fora dele, por meio da aprendizagem móvel relacionada aos conteúdos escolares utilizando-se a RA e o GeoGebra 3D.
Resumo em outra língua: This dissertation presents research whose general objective is to discuss possible contributions of exploratory activities using in a integrated way Augmented Reality (AR) with the GeoGebra software for learning Spatial Geometry in High School. The methodology was qualitative in its assumptions and methods, based on theoretical- bibliographical research on the main scientific productions related to the Teaching of Spatial Geometry, Mobile Learning and Digital Technologies in Mathematics Education, especially those that addressed the integrated use of AR with the GeoGebra software. A field survey was carried out with students enrolled in the 2nd year of High School at the Federal Institute of Minas Gerais – Campus Ouro Preto, in the 1st semester of 2023, based on the elaboration, development and evaluation of exploratory activities using in a integrated way AR with the GeoGebra 3D software, related to Space Geometry contents that addressed the study of geometric solids, such as: cubes, parallelepipeds, pyramids, cylinders, cones and spheres. The description and analysis of the exploratory activities revealed that it was possible to work on some possibilities that the tools have for visualization, understanding and interactivity between the virtual and the real environment, through the projections of the figures built and visualized on screen, using AR with GeoGebra 3D, downloaded and installed on the students' mobile devices. The conclusions of our research indicate that the main contributions of exploratory activities using AR with the GeoGebra software for learning Spatial Geometry in High School were: visualization in the creation and development of ideas, concepts and properties of geometric solids; enhancing mobile learning through the use of technological resources and mobile devices; and the construction of a new perspective, on the part of the participating students, towards the possibilities of using Digital Technologies in learning Mathematics. Finally, we highlight that the use of technological tools to approach Spatial Geometry content in High School has aroused interest and fostered a new work dynamic for students, exploring the possibilities offered and that can be used in the school environment and outside it, through mobile learning related to school content using AR and 3D GeoGebra.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17893
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoIntegradaRealidade.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons