Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414
Título: | Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. |
Título(s) alternativo(s): | Considerations on teaching ordinary differential equations from some research. |
Autor(es): | Araújo, Sebastião Aparecido de Reis, Frederico da Silva Laudares, João Bosco |
Palavras-chave: | Levantamento bibliográfico Educação matemática no ensino superior |
Data do documento: | 2022 |
Referência: | ARAÚJO, S. A. de; REIS, F. da S.; LAUDARES, J. B. Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p.1838-1949, jan. 2022. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437>. Acesso em: 06 jul. 2023. |
Resumo: | O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. |
Resumo em outra língua: | The present article presents some considerations about teaching Ordinary Differential Equations, based on some research carried out in the light of Mathematics Education in Higher Education. The research methodology was outlined by means of a bibliographical survey focused on a set of Master's Theses that were detailed, highlighting the theme of investigation, the theoretical and bibliographical reference, the research methodology and the main contributions to current research on the teaching of Ordinary Differential Equations. The conclusions of the article based on the bibliographical survey carried out point out that the teaching of Ordinary Differential Equations has been characterized by a focus on solving rules and formulas, with a predominance of algebraism and algorithmization over interpretation and application; the exercise-solving methodology has excelled over the problem-solving methodology in the teaching of Ordinary Differential Equations; the exploration of physical phenomena through didactic activities can contribute richly to the interpretation of Ordinary Differential Equations; the use of modeling in the teaching of Ordinary Differential Equations has been configured as a methodological alternative to be considered by teacher-researchers committed to the learning of their students. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414 |
DOI: | https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124 |
ISSN: | 2525-8761 |
Licença: | O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022. |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ConsideraçõesensinoEquações.pdf | 238,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.