Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17379
Título: Educação matemática : concepções de professores de matemática de Ouro Preto e Mariana (MG) sobre a Educação Inclusiva.
Autor(es): Baltazar, Edvane de Oliveira
Orientador(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Educação - matemática
Educação inclusiva
Matemática - estudo e ensino
Professores de matemática - formação
Data do documento: 2022
Membros da banca: Nunes, Célia Maria Fernandes
Franco, Marco Antônio Melo
Kawasaki, Teresinha Fumi
Referência: BALTAZAR, Edvane de Oliveira. Educação matemática : concepções de professores de matemática de Ouro Preto e Mariana (MG) sobre a Educação Inclusiva. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: A formação e atuação de professores na perpectiva da Educação Inclusiva têm sido uma temática presente nos estudos na área educacional. Essa tendência perpassa as várias áreas do conhecimento, incluindo a Educação Matemática Inclusiva. Esta pesquisa se baseia na análise das concepções de professores de Matemática sobre os desafios e as possibilidades de atuação docente diante das demandas de inclusão escolar de pessoas com deficiência, no ensino regular. O estudo teve como fundamentação teórica as contribuições de Mantoan (2003; 2005; 2006; 2010; 2011; 2020), Nogueira (2020), Fiorentini (2004; 2012; 2013), Rodrigues (2010), Gatti (2017), Moreira e Manrique (2019), além de outros pesquisadores que se debruçam sobre as temáticas da perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva e Formação de Professores de Matemática. Para a realização deste estudo, nos apoiamos na metodologia de abordagem qualitativa e utilizamos dois instrumentos para coleta de dados: a entrevista semiestruturada e o questionário de perfil dos participantes. Participaram do estudo cinco professores(as) de Matemática das cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas remotamente devido às orientações sanitárias da época. As informações oriundas do questionário e entrevistas semiestruturadas dos(as) participantes do estudo foram transcritas e organizadas à luz da análise interpretativa, que versa sobre a interpretação dos excertos dos professores e do contexto bibliográfico da temática. A partir da análise dos dados coletados junto aos professores participantes, foi possível identificar que as concepções deles acerca da inclusão escolar perpassa principalmente pela insegurança para ensinar alunos com deficiência e um déficit de disciplinas sobre a temática na sua formação. Por fim, entendemos a complexidade inerente aos estudos acerca da inclusão escolar e a construção da perspectiva da Educação Inclusiva no âmbito nacional, as políticas públicas e educacionais para promoverem o acesso a todas as pessoas ao sistema de ensino público brasileiro.
Resumo em outra língua: The teaching education and performance of teachers from the perspective of Inclusive Education has been a theme present in studies in the educational area. This trend permeates the various areas of knowledge, including Inclusive Mathematics Education. This research is based on the analysis of Mathematics teachers' conceptions about the challenges and possibilities of teaching in the face of the demands of school inclusion of people with disabilities in regular education. The study was based on the contributions of Mantoan (2003; 2005; 2006; 2010; 2011; 2020), Nogueira (2020), Fiorentini (2004; 2012; 2013), Rodrigues (2010), Gatti (2017), Moreira and Manrique (2019), as well as other researchers who focus on themes from the perspective of Inclusive Education, Inclusive Mathematics Education and Mathematics Teacher Education. To carry out this study, we relied on the methodology of a qualitative approach and used two instruments for data collection: the semi-structured interview and the profile questionnaire of the participants. Five mathematics teachers from the cities of Ouro Preto and Mariana (MG) participated in the study. The semi-structured interviews were carried out remotely due to health guidelines at the time. The information from the questionnaire and semi-structured interviews of the study participants were transcribed and organized in the light of the interpretive analysis, which deals with the interpretation of excerpts from teachers and the bibliographic context of the theme. From the analysis of the data collected from the participating teachers, it was possible to identify that their conceptions about school inclusion mainly permeate the insecurity to teach students with disabilities and a deficit of subjects on the subject in their education process. Finally, we understand the inherent complexity of studies on school inclusion from the construction of the perspective of Inclusive Education at the national level and public and educational policies to promote access for all people to the Brazilian public education system.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17379
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EducaçãoMatemáticaConcepções.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons