Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17165
Título: Contributions of mathematical modelling for learning differential equations in the remote teaching context.
Título(s) alternativo(s): Contribuições da modelagem matemática para a aprendizagem de equações diferenciais no contexto do ensino remoto.
Autor(es): Lopes, Aldo Peres Campos e
Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Engineering courses
Data do documento: 2022
Referência: LOPES, A. P. C. e; REIS, F. da S. Contributions of mathematical modelling for learning differential equations in the remote teaching context. Acta Scientiae, Canoas, v. 24, n. 3, p. 184-215, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/7011>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Background: The study of the use of Mathematical Modeling as a pedagogical alternative has been an emerging research topic and it is directly linked to the importance of improving the teaching and learning of Mathematics and the development of skills. However, few researches in Mathematics Education have been dedicated to investigating the use of Modeling in the Differential Equations course and in the pandemic context. Objectives: Identify and analyse the possible contributions of mathematical modelling activities, in the aspects related to learning and the development of criticality in Engineering students. Design: The research is qualitative in its methodological assumptions, designed from the development, execution, and assessment of four mathematical modelling activities involving 1st and 2nd order ordinary differential equations. Setting and participants: The activities were carried out with 117 undergrad students from nine Engineering degrees at a federal university in the countryside of the state of Minas Gerais (Brazil), enrolled in the Differential Equations I course, in the 1st semester of 2020. Data collection and analysis: Data were collected through the activities carried out, the recording of classes taught remotely, and assessment questionnaires, being analysed through a categorisation made from the confrontation with the theoretical framework that underpinned the research. Results: The results allow us to state that the mathematical modelling activities carried out are rich opportunities for students’ motivation and learning, allowing for a differentiated exploration of the applications of the mathematical contents involved, contributing to a critical interpretation of reality, albeit in an incipient way. Conclusions: Based on the research carried out, we can conclude by highlighting the importance of current and future research in mathematics education in higher education, pointing to a teaching of differential equations that breaks with the traditional model of formula tables and methods of resolution.
Resumo em outra língua: Contexto: O estudo do emprego da Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica tem sido um tema emergente de pesquisa e está diretamente associado à importância de se melhorar o ensino e o aprendizado da Matemática e o desenvolvimento de habilidades. Porém, poucas pesquisas em Educação Matemática têm se dedicado a investigar o uso da Modelagem na disciplina Equações Diferenciais e no contexto pandêmico. Objetivos: Identificar e analisar as possíveis contribuições das atividades de Modelagem Matemática, nos aspectos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento da criticidade de alunos de Engenharia. Design: Pesquisa qualitativa em seus pressupostos metodológicos, desenhada a partir da elaboração, realização e avaliação de 4 atividades de Modelagem Matemática envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias de 1a e 2a ordens. Ambiente e participantes: As atividades foram realizadas com 117 alunos de 9 cursos de Engenharia de uma universidade federal do interior de Minas Gerais, matriculados na disciplina Equações Diferenciais I, no 1o semestre de 2020. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por meio das atividades realizadas, da gravação das aulas ministradas de forma remota e de questionários de avaliação, sendo analisados por meio de uma categorização feita a partir do confronto com o referencial teórico que fundamentou a pesquisa. Resultados: Os resultados possibilitam afirmar que as atividades de Modelagem Matemática conduzidas configuram ricas oportunidades de motivação e aprendizagem por parte dos alunos, permitindo uma exploração diferenciada das aplicações dos conteúdos matemáticos envolvidos e colaboraram para uma interpretação crítica da realidade, ainda que de forma incipiente. Conclusões: A partir da pesquisa realizada, podemos concluir destacando a importância das pesquisas vigentes e futuras em Educação Matemática no Ensino Superior apontarem para um ensino de Equações Diferenciais que rompa com o tradicional modelo dos formulários e métodos de resolução.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17165
DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7011
ISSN: 2178-7727
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY). Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContributionsMathemathicalModelling.pdf460,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.