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dc.contributor.advisorSouza, Gilmar Pereira dept_BR
dc.contributor.advisorSantos, Cláudio Gouvêa dospt_BR
dc.contributor.authorMunayer, Tatiana Kristini Agostinho-
dc.date.accessioned2018-05-09T17:45:40Z-
dc.date.available2018-05-09T17:45:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMUNAYER, Tatiana Kristini Agostinho. A utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica : uma proposta de um paradidático sobre ciência forense. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9914-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar como um paradidático constituído de contos de suspense sobre o tema ciência forense e atividades investigativas contribui para o Engajamento Disciplinar Produtivo dos estudantes em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a técnica de observação participante para coleta de dados. Numa primeira etapa, foram elaborados cinco contos de suspense sobre os procedimentos de ciência forense presentes em casos reais de investigações criminais, seguidos de atividades de caráter investigativo, para comporem o paradidático. A segunda etapa da pesquisa consistiu na aplicação de dois dos contos do paradidádico (“Sem Impressão” e "O Mistério do 501”) para uma turma com 30 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública municipal, de Contagem, Minas Gerais. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravações de todas as aulas em vídeo e áudio, que posteriormente foram transcritas, além das observações serem registradas em um diário de campo. Os dados obtidos foram analisados numa terceira etapa por meio da Análise Textual Discursiva. No decorrer das atividades, ficou evidente o envolvimento da turma, pois os alunos se mantiveram atentos e interessados todo o tempo, interagindo com a professora e entre eles. Os resultados permitiram inferir que os contos de suspense associados às atividades investigativas, bem como, o tema ciência forense possuem potencial para promover um ambiente de aprendizagem favorecedor do Engajamento Disciplinar Produtivo no ensino de química.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCiência forensept_BR
dc.subjectContos-suspensept_BR
dc.titleA utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica : uma proposta de um paradidático sobre ciência forense.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/04/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSouza, Gilmar Pereira dept_BR
dc.contributor.refereeSantos, Cláudio Gouvêa dospt_BR
dc.contributor.refereeZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.contributor.refereeMateus, Alfredo Luis Martins Lameirãopt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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