Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9890
Título: Elaboração de sorvetes funcionais adicionados de fruta exótica.
Autor(es): Lima, Marina Elizabeth Alencar
Thiers, Tainá Rios
Quintão, Arthur de Oliveira
Ferreira, Fernanda Senna
Cunha, Luciana Rodrigues da
Cunha, Simone de Fátima Viana da
Gandra, Kelly Moreira Bezerra
Vieira, Silvia Mendonça
Monteiro, Reginaldo de Souza
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Palavras-chave: Kinkan
Fibra dietética
Sorvete funcional
Data do documento: 2017
Referência: LIMA, M. E. A. et al. Elaboração de sorvetes funcionais adicionados de fruta exótica. Boletim Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, v. 35, p. 1-11, 2017. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/55940>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Resumo: Atualmente, os consumidores têm mostrado grande preocupação em adquirir produtos mais nutritivos e saudáveis, com sabores diferenciados e, acima de tudo, seguro para o consumo. Isso é uma tendência de mercado e, sendo o sorvete muito apreciado no Brasil, o objetivo deste estudo foi desenvolver e otimizar sorvetes funcionais adicionados de kinkan. Para este efeito, foram usadas três fi bras dietéticas (amido modifi cado, polidextrose e inulina) isoladas e em diferentes combinações, a fi m de se obter um produto rico em fi bras e em compostos bioativos. Verifi cou-se que o kinkan tem boas propriedades físico-químicas, tanto em sua forma in natura e quanto processado, além de possuir elevados teores de antioxidantes. Estas características fazem com que o kinkan seja uma boa escolha para ser adicionado aos sorvetes rico em fi bras. O sorvete funcional adicionado com kinkan demonstrou boa aceitabilidade, alta atividade antioxidante e alto teor de compostos fenólicos, o que o torna uma alternativa saudável e interessante para o mercado de alimentos funcionais. No que diz respeito as fi bras utilizadas, podese concluir que, para uma melhor aceitabilidade do consumidor, deve ser adicionado inulina (0,25% a 0,75%) e polidextrose (0,25% a 0,75%) na formulação dos sorvetes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9890
ISSN: 19839774
Licença: Em virtude de aparecerem no Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/alimentos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ElaboraçãoSorvetesFuncionais.pdf144,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.