Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9793
Título : | Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função. |
Otros títulos : | Contributions of the dialogical approach of Ethnomodelling for the re-signification of function concepts. |
Autor : | Cortes, Diego Pereira de Oliveira Orey, Daniel Clark Rosa, Milton |
Palabras clave : | Êmico Ético Dialógico Etnomodelos |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | CORTES, D. P. O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 10-24, n. 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-8.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018. |
Resumen : | Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual da região metropolitana de Belo Horizonte e, também, em uma feira livre situada nessa região. O seu principal objetivo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados aplicando o Método do Estudo Misto. A abordagem dialógica de etnomodelagem propiciou a integração do currículo matemático escolar utilizando as abordagens êmica e ética. |
metadata.dc.description.abstracten: | This research was conducted in a public school located in the metropolitan region of Belo Horizonte with a local farmers market. Its main objective was to show how the dialogical approach of ethnomodeling contributes to the process of re-signification of function concepts of 38 students enrolled in the second year of high school during their interaction with a farmer and his labor practices. Quantitative and qualitative data were analysed by applying the Mixed Method Study. Dialogical approach of ethnomodeling encouraged an integration of the school mathematics curriculum by using emic and etic approaches. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9793 |
metadata.dc.identifier.uri2: | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-8.pdf |
ISSN : | 15585336 |
Aparece en las colecciones: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ContribuiçõesAbordagemDialógica.pdf Restricted Access | 330,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.