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Título: Competição e poder de mercado : uma análise do mercado de revenda de gasolina comum no estado de Minas Gerais entre 2002 e 2011.
Autor(es): Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Peixoto, Sarah Lorena
Santos, Cristiane Márcia dos
Palavras-chave: Competição
Gasolina comum
Poder de mercado
Data do documento: 2016
Referência: FERNANDES, R. A. S.; PEIXOTO, S. L.; SANTOS, C. M. dos. Competição e poder de mercado : uma análise do mercado de revenda de gasolina comum no estado de Minas Gerais entre 2002 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, v. 10, p. 127-139, 2016. Disponível em: <https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/161>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar a competição entre os postos revendedores de gasolina comum no estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2002 a julho de 2011. A análise realizada neste artigo foi desenvolvida à luz da Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente, no modelo proposto por Bresnahan (1982). O modelo foi estimado a partir do Método de Mínimos Quadrados em Dois Estágios. O resultado obtido pela estimação do parâmetro de competição sugeriu que os postos revendedores de gasolina comum apresentaram elevada competição, embora a hipótese de concorrência perfeita tenha sido rejeitada. Em razão da magnitude do parâmetro de conduta, concluiu-se que os postos não apresentaram comportamento colusivo nesse mercado.
Resumo em outra língua: The aim of this paper was to evaluate the competition among gas stations of regular gasoline in the state of Minas Gerais, in the period from January 2002 to July 2011. The analysis in this article was developed in light of the Theory of the New Empirical Industrial Organization (NOIE), specifically, the model proposed by Bresnahan (1982). The model was estimated by Least Squares Method Two Stages. The result obtained by estimating parameter competition suggested that the gas stations regular gasoline showed high competition, although the assumption of perfect competition has been rejected. Given the magnitude of the parameter conduit concluded that the positions showed no collusive this market.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9754
Link para o artigo: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/161/172
ISSN: 24477990
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