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Título: A influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding : um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse.
Autor(es): Martins, Nair Prata Moreira
Martins, Yasmim Moreira
Palavras-chave: Marketing digital
Crowdfunding
Estratégias de comunicação
Data do documento: 2016
Referência: MARTINS, N. P. M.; MARTINS, Y. M. A influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding: um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 5, p. 293-306, 2016. Disponível em: <http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/12/22.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo de compreender e analisar as estratégias de comunicação digital realizadas pelas organizações que utilizam as plataformas de crowdfunding para financiarem seus produtos, serviços e projetos. Para atingir este fim, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando sua essência descritiva e exploratória, utilizando de técnicas de coleta de dados e o estudo multicasos e entrevistas estruturadas para a análise de conteúdo. A unidade empírica desta pesquisa foram 24 projetos bem-sucedidos, dentre o período de 1º/08/2014 e 23/10/2014, nas maiores categorias da plataforma de financiamento coletivo brasileiro, o Catarse: Música, Cinema e Vídeo e Teatro. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais (Facebook, Twitter e e-mail) foram essenciais para a realização destes projetos. Dentre todas as ferramentas estudadas, foi possível elencar o Facebook como aquela mais utilizada pelos organizadores para a divulgação e promoção do projeto.
Resumo em outra língua: Esta investigación tiene como objetivo comprender y analizar las estrategias de comunicación digitales de las organizaciones que utilizan plataformas de crowdfunding para financiar sus productos, servicios y proyectos. Para lograr este fin, una investigación cualitativa se llevó a cabo, teniendo en cuenta su carácter descriptivo y exploratorio, utilizando técnicas de recogida de datos y el estudio multicases y entrevistas estructuradas para la análisis de contenido. Las unidades empíricsa de esta investigación fueron 24 proyectos de éxito, en el período comprendido entre 01/08/2014 y 23/10/2014, las categorías principales de la plataforma de crowdfunding brasileña, Catare: Música, Cine y Video y Teatro. Desde el marco teórico y la investigación llevada a cabo, se concluyó que el uso de herramientas digitales (Facebook, Twitter y correo electrónico) eran esenciales para la realización de estos proyectos. Entre todas las herramientas estudiadas, fue posible establecer elFacebook como el más utilizado por los organizadores para la difusión y promoción del proyecto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9708
Link para o artigo: http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/12/22.pdf
ISSN: 2316-3992
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