Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9701
Título: As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos : o desastre ambiental da Samarco.
Autor(es): Reis, Alexsandro Luiz dos
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Controvérsias literárias
Desastres
Desastres - cobertura jornalística
Teoria Ator-Rede
Data do documento: 2018
Membros da banca: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Lima, Guilherme da Silva
Kato, Danilo Seithi
Referência: REIS, Alexsandro Luiz dos. As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos: o desastre ambiental da Samarco. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Biologia, quando é utilizada a leitura de matérias de jornais impressos e a produção de reportagens sobre o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos jornais, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de jornais com os alunos tendo-se como tema o desastre socioambiental em Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina com jornais contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Ressaltamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio das notícias de jornais na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina com jornais se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
Resumo em outra língua: The present research has as main objective to analyze how the processes of translation in biology classes occur, when it is used the reading of printed newspaper articles and the production of reports about the rupture of the Fundão Dam, a socioenvironmental disaster occurred in November 2015 . This research is based on the theoretical-analytical references of Bruno Latour on the Actor-Network Theory (ANT). Considering the principle of generalized symmetry, we assume that there is no distinction between humans and nonhumans, and in this research we emphasize the newspapers, these elements being constantly linked to a sociomaterial network that we describe and analyze. We work from a sociology that emphasizes the associations and we try to understand the learning like effects of the networks among the most different actantes, or mediators. As a research of a master's degree in science education we developed as an educational product: a workshop on the production of newspapers with students taking as a theme the socio-environmental disaster in Bento Rodrigues. From this intervention we carry out an analysis of the teaching / learning process of students in the third year of high school. From this, we explain our results in which we emphasize the moments of translations and the strategies of interests used during the mobilizations that occurred during the workshop. We found that the workshop with newspapers contributed to the teaching / learning of the students, based on the various flows, circulations and actions described throughout this research. We also point out that, from the results, we reflect on how the controversies were mobilized through newspaper news in the pedagogical workshop that emphasized this "theme". We believe that the newspaper workshop is an educational product to be developed in schools, thus exploring controversial and controversial topics, developing in students aspects relevant to a more responsible citizen education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9701
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 19/03/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ControvérsiasAulasBiologia.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ControvérsiasAulasBiologia.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons