Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9665
Título: O "grande combate" : a apropriação como arte pós-histórica.
Autor(es): Albuquerque, Eliza
Orientador(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Arthur C. Danto - 1924-2013
Arte moderna
Apropriação - arte
Arte pop
Data do documento: 2017
Membros da banca: Dias, Luciana da Costa
Jesus, Eduardo Antônio de
Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
Referência: ALBUQUERQUE, Eliza. O "grande combate": a apropriação como arte pós-histórica. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esta dissertação tem por objeto a teoria da arte de Arthur C. Danto, investigada a partir da hipótese de que a apropriação, na arte contemporânea, é ponto fulcral para a compreensão da arte pós-histórica. Para tanto, traçar-se-á, em um primeiro momento, um panorama da construção da história da arte como história das narrativas. Já em um segundo momento, o foco se deterá nos conceitos de apropriação e pluralismo como caracterizadores da arte pós- histórica, em especial a Pop Art. Por fim, no terceiro e último momento, será analisada a pertinência das teses do autor para análise da obra O Grande Combate, de Nelson Lernier.
Resumo em outra língua: This thesis, The great combat: appropriation as post-historic art, is a study on art theory based on the assumption the appropriation in contemporary art is a focal point to understand post-historical art as described by Danto. The construction of history of art was described, understanding it as a history of narratives, and focusing on the concepts of appropriation and pluralism as distinctive features of post-historical art, especially Pop Art. Lastly, Danto’s theses are applied in the analyses of Nelson Leirner’s work O Grande Combate.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9665
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 15/01/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GrandeCombateApropriação.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons