Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9654
Título: Construção de narrativas transmídia radiofônicas : aproximações ao debate.
Título(s) alternativo(s): Radiophonic transmedia narratives construction : approaches to the debate.
Autor(es): Lopez, Debora Cristina
Viana, Luana
Palavras-chave: Rádio expandido
Convergência
Jornalismo
Transmídia
Data do documento: 2016
Referência: LOPEZ, D. C.; VIANA, L. Construção de narrativas transmídia radiofônicas: aproximações ao debate. Mídia e Cotidiano, v. 10, n. 10, p. 158-173, dez. 2016. Disponível em: <http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/article/view/327/235>. Acesso em: 23 jan. 2018.
Resumo: O presente artigo pretende promover uma aproximação entre duas áreas importantes para a construção o rádio em plataformas digitais: a narrativa transmídia e a convergência. Como se trata de uma aproximação, apoiamo-nos em uma revisão de literatura específica sobre transmídia, buscando reverberar suas características ao rádio expandido. Compreendemos neste texto não o transmídia como uma tendência do rádio e do radiojornalismo, mas como uma possibilidade que se avizinha e que possibilita, ainda como potencial e não como efetivação, a complexificação dos usos dos novos espaços que ocupa o meio.
Resumo em outra língua: The present article intends to promote an approximation between two important fields for the construction of radio in digital platforms: the transmedia narrative and the convergence. As it is an approximation, we are based on a literature review specific about transmedia, seeking to reverberate its characteristics to the expanded radio. We understand in this text not the transmedia as a tendency of the radio and the radio journalism, but as a possibility that is approaching and that makes possible, still as potential and not like effectiveness, the complexification of the uses of the new spaces that radio occupy.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9654
DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9800
ISSN: 2178-602X
Licença: O periódico Mídia e Cotidiano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1693>. Acesso em: 17 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruçãoNarrativasTransmídia.pdf532,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.