A contemporaneidade como mistura : Nina Lemos e a seção Badulaque na revista TPM.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Partindo do cenário das revistas jornalísticas e seus componentes, esta dissertação investiga como, na seção Badulaque da revista Tpm, a mistura foi articulada pela jornalista Nina Lemos, criando uma leitura sobre a contemporaneidade. Empregando a bricolagem como norte de pesquisa, o conceito despontou por meio de suas diferentes aplicações e, em especial, da bricolagem metodológica que, enquanto prática, fomentou a conexão de outros métodos como a pesquisa bibliográfica, a entrevista aberta e a análise de conteúdo (AC). Por meio do conjunto de aplicações a partir do emprego da AC, percebemos a presença do “tempo” em Badulaque a partir de três manifestações: 1) em publicações que contavam com a participação da jornalista Nina Lemos na qualidade de sujeito contemporâneo, 2) em matérias que pautavam assuntos paralelos ao mês de cada edição, 3) nos textos que apresentavam assuntos e tendências do tempo presente. A reflexão por meio desses eixos permitiu-nos problematizar alguns tópicos, como o papel da mulher na mídia e as representações, práticas e movimentos do tempo presente. Por esta pesquisa, refletiu-se sobre a contemporaneidade via cultura da mídia e temporalidades, questionando valores do nosso tempo, bem como revelando questões autorais, jornalísticas e editoriais e seus respectivos tensionamentos e entrecruzamentos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Mídia social, Periódicos, Nina Lemos - Antonina Jorge Lemos, Tempo
Citação
RODARTE, Ana Paula Veloso Silveira Teodoro. A contemporaneidade como mistura: Nina Lemos e a seção Badulaque na revista TPM. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.