Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9524
Título: Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
Autor(es): Farias, Isabel Maria Sabino de
Jardilino, José Rubens Lima
Silvestre, Magali Aparecida
Palavras-chave: Formação de professores
Pesquisa em rede
Data do documento: 2016
Referência: FARIAS, I. M. S. de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor. Revista Educação Matemática em Foco, v. 5, n. 1, p. 12-29, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/revistas/>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: A pesquisa implica em processos de apropriação e de construção do conhecimento, por isso mesmo é fundamental ao professor, responsável por mediar à aprendizagem dos discentes. Esta compreensão, entre outros fatores, tem servido de esteio à indução de políticas abrangentes como o Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ação implementada em 2006 pela CAPES, visando robustecer a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste escrito discute-se experiência investigativa em rede apoiada pelo OBEDUC, com ênfase na sua contribuição para a formação em pesquisa de professores e a sistematização de informações sobre desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A análise objetiva, portanto, evidenciar o potencial do Programa Observatório da Educação nessas duas frentes: a produção de conhecimento sobre temas pulsantes na Educação Básica, de um lado, e, a formação de novos pesquisadores na área, de outro.
Resumo em outra língua: The research implies processes of appropriation and construction of knowledge, for this reason it’s essential to the teacher responsible for mediating the students’ learning. This understanding, among other factors, has been the mainstay induction of extensive policies such as the Education’s Observatory Program (OBEDUC), action implemented in 2006 by CAPES, aiming to strengthen the initial and continuing training of Basic Education professionals. This written discuss investigative experience in network supported by OBEDUC, with emphasis on their contribution to training in teacher research and systematization of information about the teacher professional development and pedagogical innovation on the context of the Institutional Program of Scholarship about Initiation to Teaching (PIBID/CAPES). Therefore this analysis aims demonstrate the potential of the Education’s Observatory program on these two fronts: production of knowledge about pulsating themes in Basic Education on one side, and the formation of new researchers in the field on the other.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9524
ISSN: 1981-6979
Licença: O periódico Revista Educação Matemática em Foco permite o depósito da versçao pré-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2436>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçõesOBEDUCPesquisa.pdf308,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.