Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9510
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
dc.contributor.authorCunha, Maria Amália de Almeida-
dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.date.accessioned2018-02-09T12:14:09Z-
dc.date.available2018-02-09T12:14:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2358-0194-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510-
dc.description.abstractO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectTransmissão geracionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Revista da FAEEBA permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/335>. Acesso em: 11 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThe end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186-
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DifícilTrasiçãoParticipação.pdf389,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.