Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9393
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Daniel Abud Seabra | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Erica Castilho | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T13:26:57Z | - |
dc.date.available | 2018-02-01T13:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, p. 662-688, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4012>. Acesso em: 16 jan. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-932x | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9393 | - |
dc.description.abstract | Buscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais= 36.236 escolas e N anos finais= 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.Indicadores Educacionais | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Indicadores dducacionais | pt_BR |
dc.subject | Regressão logística | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Indicadores educacionais e contexto escolar : uma análise das metas do Ideb. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 fev. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012 | - |
Aparece nas coleções: | DEEST - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_IndicadoresEducacionaisContexto.pdf | 798,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.