Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9393
Título : Indicadores educacionais e contexto escolar : uma análise das metas do Ideb.
Autor : Matos, Daniel Abud Seabra
Rodrigues, Erica Castilho
Palabras clave : Indicadores dducacionais
Regressão logística
Ensino fundamental
Fecha de publicación : 2016
Citación : MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, p. 662-688, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4012>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumen : Buscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais= 36.236 escolas e N anos finais= 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.Indicadores Educacionais
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9393
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012
ISSN : 1984-932x
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 fev. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEST - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_IndicadoresEducacionaisContexto.pdf798,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.