Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9393
Título: Indicadores educacionais e contexto escolar : uma análise das metas do Ideb.
Autor(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Rodrigues, Erica Castilho
Palavras-chave: Indicadores dducacionais
Regressão logística
Ensino fundamental
Data do documento: 2016
Referência: MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, p. 662-688, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4012>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Buscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais= 36.236 escolas e N anos finais= 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.Indicadores Educacionais
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9393
DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012
ISSN: 1984-932x
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IndicadoresEducacionaisContexto.pdf798,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.