Análise teórica-experimental de ligações com perfis metálicos tubulares (retangulares e circulares) considerando o efeito do carregamento do banzo.
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Data
2017
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Resumo
Este trabalho apresenta um estudo experimental, teórico e numérico de ligações tubulares de
sistemas treliçados do tipo “T” compostas por perfis tubulares retangulares no banzo e perfis
tubulares circulares no montante. As análises foram realizadas considerando carregamento axial
de compressão no montante e de tração ou compressão no banzo. Com o carregamento no banzo
foi possível avaliar sua influência na capacidade resistente da ligação. Foram realizados 23
ensaios sendo divididos em três séries distintas segundo os parâmetros geométricos e 2. As
séries contemplam ensaios com sete níveis diferentes de carregamento, sendo três níveis de
carregamento de compressão, três de tração e sem carregamento no banzo. Os resultados
experimentais indicaram a eficiência do aparato de ensaio desenvolvido e o modo de falha de
plastificação no banzo (Modo A). O deslocamento relativo da face do banzo foi medido
experimentalmente e seus valores utilizados para determinação da força resistente da ligação
segundo o critério de deformação limite. Foi desenvolvido modelo numérico em elementos
finitos utilizando o programa Ansys. O elemento utilizado foi de casca e os resultados foram
comparados com os resultados experimentais. O modelo numérico foi calibrado com os testes
experimentais para cada protótipo e diferentes condições de carregamento. Os resultados
indicam uma boa correlação que permite o seu uso para determinar a resistência das ligações.
Os resultados numéricos e experimentais foram comparados às prescrições da NBR 16239:
2013 e ISO 14346: 2013. Os resultados indicaram boa correlação quando não há carregamento
no banzo. Por outro lado, com força de compressão ou tração, não houve boa correlação.
Observou-se uma redução na resistência das ligações associada à compressão axial no banzo.
No entanto, um aumento na resistência das ligações foi verificado para os testes em que
carregamento de tração foi aplicado no banzo. Foram propostas novas equações para
compressão e tração no banzo. Os resultados obtidos mostraram boa correlação das equações
propostas quando comparadas com resultados experimentais e numéricos.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Estruturas metálicas, Perfis tubulares
Citação
NUNES, Gabriel Vieira. Análise teórica-experimental de ligações com perfis metálicos tubulares (retangulares e circulares) considerando o efeito do carregamento do banzo. 2017. 113 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.