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Título: O congado na experiência escolar da APAE de Ouro Preto : um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial.
Autor(es): Silva, Fabiana Siqueira
Orientador(es): Fonseca, Marcus Vinícius
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Data do documento: 2017
Membros da banca: Fonseca, Marcus Vinícius
Franco, Marco Antônio Melo
Alves, Vânia de Fátima Noronha
Referência: SILVA, Fabiana Siqueira. O congado na experiência escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: O Congado é uma tradição cultural afro-brasileira que agencia as práticas da negritude, preserva suas origens e rememora suas histórias e costumes. Ouro Preto se revela como um local que preserva essa manifestação e ressalta a importância dessa prática enquanto expressão cultural vivenciada na cidade. Diante de toda ambiência da cultura congadeira manifestada em Ouro Preto, me deparei com uma experiência singular, uma guarda de Congado inserida em um contexto educacional, mais precisamente em uma instituição que oferece a modalidade de educação especial, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto, prática instaurada na entidade desde o ano de 2002. A presente investigação teve como objetivo principal compreender e analisar quais os desdobramentos dessa manifestação nas práticas escolares da APAE-OP. O procedimento metodológico adotado na pesquisa foi o estudo de caso, constituído por diferentes instrumentos investigativos: análise documental, observação das atividades do Congado, entrevistas com diferentes sujeitos que permeiam a experiência e grupo focal realizado com os alunos da APAE-OP que integram a Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças. Por meio desse percurso metodológico, desvendamos diversas facetas dessa experiência, assim como os atores principais que fundamentam sua existência, e entendemos quais os desdobramentos do Congado e do ensino da cultura afro-brasileira na APAE-OP. Os resultados da pesquisa mostraram como o Congado foi inserido na APAE-OP, apesar de ter sido implantado no período relativo à discussão da aprovação e implantação da Lei n.º 10.639/2003, esta experiência está vinculada a dinâmica do Congado na cidade de Ouro Preto, sendo uma professora a principal percussora dessa prática na instituição. O referido grupo se revelou de grande importância nas manifestações do Congado na cidade, se tornando uma guarda que segue e preserva todos os preceitos dessa cultura. Essa valorização também está presente na APAE-OP, no entanto não houve apropriação pedagógica da cultura congadeira em seu espaço escolar. Os saberes vinculados ao Congado não são tratados como conhecimento, nem são firmados como conteúdo curricular da instituição. Entretanto essa guarda de Congado revelou-se singular pela maneira em que foi instituída, pelos seus desdobramentos em relação a prática religiosa. Soma-se também as inúmeras possibilidades que essa prática pode mobilizar, seja como instrumento para o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira, como outras propostas pedagógicas.
Resumo em outra língua: Congado is an afro-brazilian cultural tradition that organizes the practices of “negritude”, preserves its origins reminiscent of its histories and customs. Ouro Preto reveals itself as a place that preserves this manifestation and emphasizes the importance of this practice as a cultural expression experienced in the city. In front of all the ambience of the breeding culture manifested in Ouro Preto, I will come across a unique experience, a Congado guard inserted in an educational context, more precisely in an institution that offers the modality of special education, directed to students with disabilities, the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto, practice established in the institution since the year 2002. The main objective of this research was to understand the consequences of this manifestation in the APAE-OP school practices. The methodological procedure adopted in the qualitative research was the case study, permeated by different investigative instruments: documentary analysis, observation of the activities of the Congado, interviews with different subjects that permeate the experience and focus group carried out with APAE-OP students that are part of the Guarda do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças. Through this methodological path, we have uncovered several facets of this experience, as well as the main actors that support its existence, as well as understanding the unfolding of the Congado and the teaching of afro-brazilian culture in APAE-OP. The results of the survey showed how the Congado was inserted in APAE-OP, although it was implemented in the discussion period to approve and implement Law 10,639/2003, this experience is linked to the Congado dynamics in the city of Ouro Preto, being a teacher the main percussor of this practice in the institution. This group proved to be of great importance in the manifestations of Congado in the city, becoming a guard that follows and preserves all the precepts of that culture. This valuation is also present in the APAE-OP, however there was no pedagogical appropriation of the breeding culture in its school space. The knowledge linked to the Congado is not treated as knowledge, nor are they signed as curricular contents of the institution. However, this Congolese guard was singular in the manner in which it was instituted, because of its unfolding of religious practice. There are also many possibilities that this practice can mobilize, both as an instrument for the teaching of African and Afro-Brazilian culture and history, as well as other pedagogical proposals.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9237
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/12/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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