Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9190
Título: Substituição parcial do cimento Portland pela cinza de bagaço de cana-de-açúcar em habitações de interesse social.
Autor(es): Rezende, Mariana Felicetti
Machado, Fernando Carlos Scheffer
Gouveia, Antônio Maria Claret de
Bezerra, Augusto Cesar da Silva
Grillo, Rodolfo Henrique Freitas
Ortigara, Yuri Vilas Boas
Palavras-chave: Pozolana
Pegada de carbono
Mecanismo de desenvolvimento limpo
Sustentabilidade
Data do documento: 2017
Referência: REZENDE, M. F. et al. Substituição parcial do cimento Portland pela cinza de bagaço de cana-de-açúcar em habitações de interesse social. Revista Agrogeoambiental, v. 9, p. 87-99, 2017. Disponível em: <https://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/914>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma simulação das possíveis reduções de emissões de gases de efeito estufa geradas pela substituição parcial de cimento Portland por cinza de bagaço de cana-de-açúcar (CBCA) em habitações de interesse social. Para isso, foi analisado o uso da CBCA nas construções do Programa “Minha Casa Minha Vida” em Minas Gerais e foram mensuradas as reduções pelo Método QE-CO2. As emissões de CO2 de dois cenários hipotéticos foram avaliadas com base na metodologia QE-CO2, nível básico. Os resultados demonstram que a substituição do cimento Portland pela CBCA pode gerar reduções de custos e, sobretudo, dos patamares de emissões de CO2, em ambos os cenários, evidenciando, dessa forma, a possibilidade de utilização da cinza de bagaço da cana-de-açúcar em habitações de interesse social.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9190
DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017914
ISSN: 2316-1817
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Agrogeoambiental estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Agrogeoambiental <https://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SubstituiçãoParcialCimento.pdf511,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.