Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9033
Título: O ensino em Nutrição Clínica oferecido pelo curso de graduação de uma instituição federal superior propicia o direito do paciente ao cuidado clínico humanizado?
Título(s) alternativo(s): Does teaching of Clinical Nutrition in a graduate higher federal institution course provides patient´s right to humanized clinical care?
Autor(es): Souza, Paula Iara Magalhães
Silva, Cinthia Rocha da
Regis, Ana Lúcia Rissoni dos Santos
Palavras-chave: Assistência ao paciente
Estado nutricional
Nutrição - ensino
Instituições de ensino superior
Data do documento: 2016
Referência: SOUZA, P. I. M.; SILVA, C. R. da; REGIS. A. L. R. dos S. O ensino em Nutrição Clínica oferecido pelo curso de graduação de uma instituição federal superior propicia o direito do paciente ao cuidado clínico humanizado? BRASPEN J, v. 31, p. 357-361, 2016. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2017/02/13-AO-O-ensino-em-nutri%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017.
Resumo: Introdução: O ensino em Nutrição Clínica deve ser um aliado do direito do paciente ao cuidado humanizado. Contudo, a literatura vem chamando a atenção de que os cursos de graduação em Nutrição têm dado pouca importância às dimensões ética e humana na trajetória de formação acadêmica do nutricionista. Método: Foram agrupados e analisados 118 estudos de caso clínico segundo os ciclos da vida humana, denominados: crianças e adolescentes, adultos e idosos, considerando-se as categorias diagnóstico, terapêutica e prognóstico. Nessas, examinaram-se as variáveis: participação do paciente, participação do acompanhante, materiais disponíveis, profissional adequado e equipe multiprofissional. O arcabouço teórico das disciplinas que compõem a área clínica constituiu instrumento para análise. Resultados: Apesar dos estudos de caso terem sido agrupados respeitando-se as faixas etárias distintas, foram obtidos resultados semelhantes entre os grupos. Observou-se que os discentes parecem não dar a devida importância às variáveis básicas das expressões humanizadoras, seja no diagnóstico, terapêutica ou prognóstico, visto que na maioria dos casos analisados as variáveis não foram problematizadas. Conclusão: A pesquisa aponta para a necessidade de mudança de conteúdo das disciplinas da área clínica, incluindo não apenas conceitos e teorias, mas, também, a prática clínica. Além disso, ela sensibiliza para a necessidade de problematização referente ao tema nos projetos políticos pedagógicos dos diversos cursos de Nutrição brasileiros.
Resumo em outra língua: Introduction: Teaching of Clinical Nutrition should be an ally of the patient’s right to humane care. However, the literature has attracted the attention to the fact that undergraduate courses in Nutrition are giving little importance to ethical and human dimensions in the academic life of the nutritionist. Methods: 118 clinical cases studies, grouped according to the human life cycles, called: children and teenagers, adults and elderly. They were analyzed considering the categories diagnosis, treatment and prognosis. In these, the variables patient participation, companion participation, available materials, appropriate professional and multidisciplinary team. The instrument for analysis was constituted by the theoretical framework of the disciplines that make up the clinical area. Results: Although the cases studies have been grouped respecting the different aging groups, the datas indicate similarity between the results of each group. It was observed that the students do not seem to give real importance to the basic variables of humanizing expressions, whether in the diagnosis, treatment or prognosis, since in most cases analyzed variables were not problematized. Conclusion: The research points to the necessity of changes on the content of the subjects of the clinical area, including not only concepts and theories, but also clinical practice. Moreover, it raises awareness of the need for questioning regarding the topic in pedagogical political projects of a lot of Brazilian Nutrition courses.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9033
Link para o artigo: http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2017/02/13-AO-O-ensino-em-nutri%C3%A7%C3%A3o.pdf
ISSN: 2525-7374
Aparece nas coleções:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoNutriçãoClínica.pdf
  Restricted Access
690,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.