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Título: A disciplina Ensino Religioso na escola pública : uma análise sobre o debate entre as pesquisas em Educação a partir da noção de regimes de verdade em Michel Foucault.
Autor(es): Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Orientador(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Religião - estudo e ensino
Michel Foucault
Religião e estado - leigos - religião
Data do documento: 2017
Membros da banca: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Torres, Marco Antônio
Caldeira, Maria Carolina da Silva
Referência: ANDRADE, Fernanda Batista Moreira de. A disciplina Ensino Religioso na escola pública: uma análise sobre o debate entre as pesquisas em Educação a partir da noção de regimes de verdade em Michel Foucault. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: A disciplina Ensino Religioso em escolas públicas constitui-se em uma área de tensões e de disputas nos campos jurídico e teórico. Tal disputa voltou a ser reascendida durante os debates da constituinte, ocorridos nos anos de 1987 e 1988. Com base nos desdobramentos da nova Constituição, a qual manteve a oferta da disciplina, os debates resultaram na redação da LDB 9.394/1996 e na sua atualização no que se refere ao Ensino Religioso em escolas públicas, Lei 9.475/1997. As pesquisas no campo da Educação são agentes relevantes desse debate e, no entendimento deste trabalho, as pesquisas e seus discursos, não só descrevem e analisam seus dados e objetos como também os constroem. Assim, o Ensino Religioso, como objeto de pesquisa, é construído pelas pesquisas. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir do conceito regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo as pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu objeto de ensino e aprendizagem. Compreende-se que os diferentes discursos, que estão no fundo das afirmações das pesquisas analisadas, são o debate que se estabelece no campo teórico acerca da disciplina. Cada discurso constitui um diferente saber a ser considerado na relação saber-poder. Por meio dos 41 trabalhos selecionados, observou-se que, além dos principais pesquisadores que tradicionalmente se debruçam sobre a temática, diferentes iniciativas reivindicam a participação no debate. Dessa forma, foram identificados e analisados três principais discursos, divididos em três grupos de pesquisas, e como eles se afirmam enquanto verdade. Além dos dois tradicionais grupos que validam a oferta ou advogam contra, um terceiro discurso emerge. Este terceiro grupo é composto por pesquisas que entendem que a disciplina pode contribuir para que as identidades religiosas se manifestem e para que as diferentes religiões e crenças sejam não apenas apresentadas enquanto conteúdo numa perspectiva de diversidade religiosa, mas também problematizadas, no que se refere às tensões e assimetrias existentes entre elas.
Resumo em outra língua: The religious teaching discipline in public schools constitutes an area of tension and dispute in the legal and theoretical fields. This dispute was rekindled during the debates of the Constitutional Assembly in 1987 and 1988. Based on the new Constitution, which kept the discipline as part of the curriculum, the discussions resulted in the drafting of LDB 9.394/1996 and its update with regard to religious education in public schools, Law 9.475/1997. Studies in the field of education are relevant to this debate. As the present study understands, the research and discourses not only describe and analyze the data and objects, but also construct them. Thus, religious education, as an object of research, is constructed by the research. The aim of the present study was to identify, from the idea of the regime of truth proposed by Michel Foucault, how postgraduate programs in education, from 1997 to 2016, build religious teaching and its object of teaching and learning. It is understood that the various discourses, which are at the base of the research analyzed, constitute the debate within the theoretical field about the discipline. Each discourse is a different knowledge to be considered in the knowledge-power relationship. Based on the 41 studies selected, it was observed that, in addition to the main researchers who traditionally deal with the theme, different initiatives claim to participate in the debate. In this way, three major discourses, divided into three research groups, were identified and analyzed and studied in terms of how they claim to be truth. In addition to the two traditional groups that favor the offer of religious teaching or argue against it, a third discourse emerges. This third group is composed of studies that understand that the discipline can contribute to the manifestation of religious identities and present the different religions and beliefs not just as content in a perspective of religious diversity, but also problematized with regard to tensions and asymmetries among them.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8820
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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