Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8757
Título : Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
Autor : Silva, Pedro Henrique da
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Palabras clave : Geometria - conhecimentos e aprendizagem
Fecha de publicación : 2017
metadata.dc.contributor.referee: Viana, Marger da Conceição Ventura
Gazire, Eliane Scheid
Reis, Frederico da Silva
Citación : SILVA, Pedro Henrique da. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumen : A pesquisa foi desenvolvida na Linha 2: Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática, do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do interior de Minas Gerais. O tema foi: o ensino-aprendizagem de transformações geométricas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir de levantamento bibliográfico, de um questionário e seguindo os passos da teoria Histórico Cultural de Vigotski, foi elaborada uma proposta de atividades. Esta proposta utilizou-se de matérias manipulativas, tarefas e do software GeoGebra. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, registro documental, diário de campo e filmagens. Finalizando a pesquisa, foi realizado um questionário final a fim de verificar alguns resultados. Para a interpretação e análise dos dados, foi utilizada a fundamentação teórica elaborada para este fim.
metadata.dc.description.abstracten: The research was developed in Line 2: Training of Teachers of Mathematics, Culture and Teaching-learning of Mathematics, of the Professional Master in Mathematics Education of UFOP. This is a qualitative study, which was developed with 8th grade students from a private school in the interior of Minas Gerais. The theme was: the teaching-learning of geometric transformations by students of the 8th year of Elementary School. From a bibliographical survey, a questionnaire and following the steps of the Cultural Historical theory of Vygotsky, a proposal of activities was elaborated. This proposal was made using manipulatives, tasks and GeoGebra software. The instruments for data collection were questionnaires, documentary record, field diary and filming. At the end of the research, a final questionnaire was carried out to verify some results. For the interpretation and analysis of the data, the theoretical basis elaborated for this purpose was used.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_TransformaçõesGeométricasContexto.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_TransformaçõesGeométricasAtividades.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons