Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8699
Título: Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as : diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes.
Autor(es): Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
Orientador(es): Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Estudantes universitários
Identidade de gênero na educação
Educação
Pedagogos - formação
Sexo
Data do documento: 2017
Membros da banca: Torres, Marco Antônio
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Miranda, Shirley Aparecida de
Referência: SILVA, Apolônia de Jerusalém Ferreira. Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: A pesquisa buscou analisar como estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto têm se apropriado dos assuntos relacionados ao gênero e as sexualidades e os discursos que produzem sobre eles. Foram utilizados conceitos que circulam no campo dos Estudos de gênero, tais como: matriz heterossexista, performatividade de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, entre outros. De caráter qualitativo, a pesquisa fez um levantamento de outras investigações acadêmicas para a contextualização do trabalho. Além disso, foram realizadas 08 (oito) entrevistas com discentes regularmente matriculados/as no segundo, quarto e sétimo período da graduação, entre os meses de Maio e Novembro do ano de 2016. Para tal, o argumento utilizado é o de que os estereótipos de gênero e referentes as sexualidades aparecem nas entrevistas, indicando que estes ainda são um desafio no campo educacional. O estudo mostrou que compreender os entendimentos e práticas que os/as discentes produzem é um passo importante a fim de conhecer e enfrentar a resistência diante de propostas que atinjam o gênero e as sexualidades numa perspectiva menos heteronormativa.
Resumo em outra língua: The research sought to analyze how the students of bachelor degree in Pedagogy from Federal University of Ouro Preto, have appropriated about the subjects related the genders and sexualities and the speech has produced themselves. Were used concepts were used that permeate in the Gender´s studies field, such as heterosexual matrixes, gender performativity, identity gender, sexual orientation, among others. Qualitative character, the research raised others academics investigations to de based upon this search. Furthermore, the interviews were made with eight students enrolled on the second, fourth and seventh semester between May until November in 2016. Then, the argument used is the stereotypes Gender and sexuality appear in the interviews, indicating that these are still a challenge in the educational field. This study showed that to know the agreements and practices that the students produced is an important step in order to conceive and face resistance to proposals that reach gender and sexuality in a less heteronormative perspective.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8699
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO _GêneroSexualidadeFormação.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons