Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8693
Título: Estudo de um veículo submersível para uso em inspeção de estruturas hidráulicas.
Autor(es): Martinez, Carlos Barreira
Magalhães, Paulo Henrique Vieira
Bastos, Alexandre Augusto Marinho da Motta
Gruberger, Isaak
Palavras-chave: Submersível
Estruturas hidráulicas
Inspeção
Data do documento: 2008
Referência: MARTINEZ, C. B. et al. Estudo de um veículo submersível para uso em inspeção de estruturas hidráulicas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 13, p. 137-150, 2008. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=15&SUMARIO=186>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: A inspeção visual de estruturas hidráulicas é uma atividade para a qual, normalmente, designam-se seres humanos treinados capazes de gerar opiniões sobre o item inspecionado. Entretanto, devido à diversidade de condições, as dificuldades inerentes ao trabalho subaquático e a segurança do pessoal envolvido nestas inspeções, tornam esta tarefa um problema de gerenciamento complexo. Devido a este fato e visando propiciar melhores condições de trabalho, propõe-se a utilização de sistemas de monitoramento remoto através de câmera e sensores dos mais diversos tipos. Motivado por estas questões, elaborou- se o projeto e o protótipo de um veículo de inspeções subaquático que se tem como objetivo principal, permitir o estudo de uma solução viável e efetiva no quesito “eliminar riscos e prover melhores condições de trabalho”. O veículo consiste em um sistema móvel telecomandado capaz de captar imagens e transmiti-las via cabo para um ponto distante permitindo seu posterior armazenamento e análise. O veículo desenvolvido para testes foi concebido com o objetivo inicial de permitir a formação de conhecimento básico sobre o problema. Assim, enfocou-se no primeiro protótipo os problemas relativos a flutuabilidade, capacidade de manobra, sistemas de refrigeração interna e sistemas de vídeo. O projeto do “Veículo Subaquático de Inspeção” foi denominado de“VSI-01”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8693
DOI: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v13n1.p137-150
ISSN:  2318-0331
Licença: Os trabalhos publicados no Brazilian Journal of Water Resources estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Brazilian Journal of Water Resources <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2318-0331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jan. 2020.
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoVeículoSubmergível.pdf811,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.