Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/863
Título: A Escola de Minas de Ouro Preto, a “Sociedade de Geographia Economica de Minas Geraes” e as exposições universais do final do século XIX e início do século XX.
Autor(es): Santos, Paulo Coelho Mesquita
Costa, Adilson Rodrigues da
Palavras-chave: Escola de Minas
Capitalismo
Exposições universais
Tecnologia
School of Mines
Data do documento: 2005
Referência: SANTOS, P. C. M.; COSTA, A. R. da. A Escola de Minas de Ouro Preto, a “Sociedade de geographia economica de Minas Geraes” e as exposições universais do final do século XIX e início do século XX. REM: Revista Escola de Minas, v. 58, n.3, p.279-285, jul-set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rem/v58n3/v58n3a14.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2012.
Resumo: Esse artigo reúne informações oriundas do acervo documental do arquivo da Escola de Minas de Ouro Preto. O trabalho sistemático de análise dessa documentação iniciou-se há pouco mais de um ano e essa atividade insere-se no projeto “Organização, restauração e difusão do acervo técnico-científico da UFOP: novos elementos para a história da ciência no Brasil”, apoiado pelo CNPq. Depreende-se do título desse artigo o propósito de retomar as Exposições Universais como eventos catalisadores de ações programadas visando à divulgação de conquistas atribuídas ao progresso técnico-científico. O papel desempenhado pela EMOP, na coordenação e condução dessas ações, na Província e depois no Estado de Minas Gerais, será descrito com destaque para a “Sociedade de Geographia Econômica de Minas Geraes”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/863
ISSN: 03704467
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista Escola de Minas em 12/09/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Aparece nas coleções:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolaMInasOuro.pdf86,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.